Sousa/PB -
transparência

Procuradora do Ministério Público participa de Evento em Sousa e fala sobre Controle Interno, e critica transparecia dos Municípios; Assista

A Prefeitura de Sousa, através da Controladoria Geral do Município, em parceria com as Secretarias de Controle Interno de Patos e de Controle Social

Da Redação Repórter PB

26/07/2018 às 10:32

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Prefeitura de Sousa, através da Controladoria Geral do Município, em parceria com as Secretarias de Controle Interno de Patos e de Controle Social de Cajazeiras, realizou o I ECISP – Encontro de Controle Interno do Sertão Paraibano, nesta quarta-feira 25/07, no Auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro da cidade.

O evento teve como como Público-alvo Gestores Públicos, Servidores das Controladorias dos Municípios circunvizinhos e de Secretarias de Finanças, Administração, Procuradorias Gerais e Diretorias de Licitações; Órgãos de Controle Externo; Instituições que estimulam o Controle Social; Acadêmicos de Administração, Direito, Ciências Contábeis e Serviço Social; bem como a População em geral.

O encontro contou com representantes de diversos Municípios do Sertão do Estado. Dentre os presentes, o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, foi o anfitrião do encontro e fez a abertura do evento ao lado do Controlador-Geral do Município de Sousa, Sauly Gomes. Ainda estiveram presentes, as Secretárias Johanna Estrela (Assistência Social) e Gilmara Formiga (Educação), além do Procurador-geral de Sousa, Fernando Botelho; Diretor técnico do DAESA, João Abrantes; Inojosa Primeiro Neto, Secretário de Infraestrutura; Pedro Roberto, Superintendente de Tributos; Chefe de Gabinete, Hélder Carvalho; Coordenadora do Procon, Gerlania Medeiros, Ruan Casimiro, Tesoureiro geral do Município e representante do Secretário de Finanças e Adriana Cisleide, Diretora de Licitação e sua Equipe. Representado o Poder Legislativo sousense, os vereadores Radamés Estrela, José Rodolph e Luciano Ferreira Junior estiveram presentes.

A programação consistiu em Palestras. A maioridade da Lei da Responsabilidade Fiscal- da origem às Consequências administrativas, Civis, Penais e Eleitorais em Casos de Transgressão. Ministrada pela Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado da Paraíba, Sheyla Barreto Braga de Queiroz.


Ainda aconteceu a palestra acerca da importância da participação social como auxílio no Controle Interno no âmbito da Administração Pública. Ministrante: Dra. Ludinaura Regina dos Santos, Auditora da UFPB, além de Controladora adjunta do Município de João Pessoa.
A edição do I ECISP ainda contou com Mediação e Debate, tendo como mediador o advogado Dr. Francisco Marcos Pereira, Professor da UFCG, Secretário de Controle Social do Município de Cajazeiras.

Por fim, ainda aconteceu a palestra que debateu “A importância das Secretarias de Controle Interno dos Municípios: contextualizando do surgimento à atualidade cotidiana no âmbito do Controle Interno da Gestão Municipal de Patos. Os ministrantes foram a Contadora, Iasnaya Pollianna S. Queiroga, Secretária do Controle Interno do Município de Patos.

O Contador Thiago Paiva Freitas Vieira, Coordenador de Análise de Contratos, Convênios e Licitações da Secretaria de Controle Interno do Município de Patos, também ministrou a palestra.

Além de realização de palestras e debates, a edição do I ECISP de Sousa contou com apresentações culturais. Crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) abrilhantaram o evento com interpretações de canções, através da orquestra instrumental.

Sauly Gomes ressaltou que o intuito de realizar o I ECISP surgiu da necessidade de se discutir as práticas e metodologias adotadas pelo Controle Interno com os demais municípios do Sertão do Estado. Ainda segundo ele, faz-se necessário a ampliação de conhecimentos técnicos específicos e troca de experiências exitosas entre realidades municipais semelhantes e, sobretudo, a aproximação entre os órgãos de Controladorias. "Posso afirmar que a etapa do I ECISP em Sousa foi um espaço relevante”, disse.

O Portal REPORTERPB entrevistou a Procuradora do Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Dra. Sheyla Barreto Braga de Queiroz, que chega a dá dicas, informações como os Gestores devem se comportar com a gestão pública, fala sobre licitação, e como o cidadão deva participação da fiscalização, e se reportou sobre os Portais de Transparências dos Municípios. Assista

Informação com Assessoria da Prefeitura de Sousa

 

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.