Sousa/PB -
Dados

PM divulga balanço semestral das ações na área do 14º Batalhão; confira

Os dados apresentados correspondem ao primeiro semestre do ano de 2020.

Da Redação Repórter PB

02/07/2020 às 16:25

Imagem Balanço

Balanço ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Seção de Planejamento e Estatística do 14° BPM, sediado em Sousa, divulgou na manhã de hoje 02/07, o balanço das ações da unidade durante o primeiro semestre de 2020.

Os dados são do COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar/14º BPM e do NACE/SEDS – Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba.

Foram registrados 1091 atendimentos durante os primeiros seis meses de 2020 na área do 14º BPM, contra 1226 registrados no mesmo período de 2019. Isso representa 11,01% a menos no número total de solicitações. São frutos de operações que foram desencadeadas com o objetivo de dar uma maior sensação de segurança à população.

Entre as operações, podemos destacar a participação nas: Operação Verão, Operação Carnaval Seguro, Campeonato Paraibano, Operação Festas Juninas, Operação Alvorada, Pôr do Sol, Cidade Segura, Nômade, Operação Trabalhador, Previna-se, entre outras.

O 14º BPM prestou apoio a todos os órgãos cujos quais solicitaram a Polícia Militar da Paraíba no trabalho de Combate a disseminação do COVID-19 (Coronavírus), bem como tomou várias medidas recomendadas para com a tropa no sentido de conscientização, sanitização das instalações físicas e viaturas operacionais seguindo um calendário rigoroso executando o feito duas vezes por semana. Além disso, esteve e tem à disposição das equipes o álcool em gel, máscaras e visores acrílicos para serem usados durante a jornada de trabalho. Os militares que apresentaram sintomas ou foram infectados pelo SARS COV 2 receberam apoio da unidade e acompanhamento das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Resultados verificados:`

PRISÃO DE FORAGIDOS DA JUSTIÇA

OPERAÇÃO MALHAS DA LEI - Houve um número maior de Cumprimentos a Mandados de Prisão no primeiro semestre de 2020, foram 88 mandados cumpridos, contra 60 no mesmo período em 2019.

NÚMERO DE ARMAS APREENDIDAS - Diante do número de Operações Policiais Militares deflagradas na área do 14º BPM, no primeiro semestre de 2020 foram tiradas de circulação 63 armas de fogo, contra 47 apreendidas pelo no período correspondente em 2019.

CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS - CVLI (homicídios) na área do 14º BPM reduziu de 22 casos no primeiro semestre de 2019, para 11 em 2020, o que representa uma redução de 50%.

OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO APREENSÃO DE DROGAS - Houve um aumento de 19.23%, quando comparado ao ano anterior. Em 2019 foram 26, contra 31 em 2020. Uma maior quantidade de drogas foi apreenida.

OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMESTICA - Ante as campanhas de conscientização ofertadas pela Polícia Militar, autonomamente ou em convênio com outros entes estatais, na área do 14º BPM, houve uma redução no número de chamados. Em 2019 foram 104 e em 2020 tivemos 79, comparando o semestre.

Além disto, pessoas foram atendidas por meio de palestras e projetos sociais, que objetivam principalmente prevenir que adolescentes e jovens entrem no mundo do crime. Pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), alunos foram atendidos em Sousa e Pombal.

A área de atuação do 14º Batalhão de Polícia Militar envolve 13 cidades, sendo elas: Sousa, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Marizópolis, Vieirópolis, Lastro, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, São Domingos, Pombal, São Bentinho e Cajazeirinhas.

“A utilização da estatística criminal no planejamento das ações policiais é de suma importância para o desenvolvimento de um modelo de policiamento marcado pela inteligência, pro atividade e prevenção à criminalidade, sempre voltado para uma polícia amiga, próspera, presente e atuante... tivemos muitas ocorrências de maior complexidade e que exigiu muito do aparato estatal e em todas elas, foram dadas respostas legais para a sociedade”, destacou o comandante do 14º BPM, tenente coronel Guedes.

O 14º BPM recebeu no dia 02 de janeiro a segunda turma de alunos soldados, onde estão recebendo a instrução necessária para formação.

AÇÕES SOCIAIS

JANEIRO. A Polícia Militar da Paraíba, através da prática de Polícia Comunitária, atuando com espírito de solidariedade, tem sido acolhida por segmentos da sociedade paraibana, como exemplo temos a Igreja Universal do Reino de Deus que sempre confraterniza com os militares na sede da unidade operacional ou na igreja, trazendo paz, conforto e alimento espiritual.

Durante o atendimento de uma ocorrência em Sousa-PB, impressionados ante o estado de vulnerabilidade de uma família, os alunos do Curso de Formação de Soldados se mobilizaram e doaram roupas, cestas básicas e calçados.

Os alunos soldados promoveram o “Dia D” numa campanha para doação de sangue junto ao Hemonúcleo de Sousa-PB, onde foi possível abastecer significativamente o banco.

FEVEREIRO. Foi comemorado os 188 Anos da PMPB, onde foram arrecadados junto a tropa alimentos, roupas e brinquedos e distribuídos na cidade sorriso.

O 14º BPM recebeu um pedido de uma mãe que gostaria que uma equipe policial militar pudesse participar da festa de aniversário de seu filho, teve seu pleito atendido.

Foram prestadas a sociedade as primeiras instruções para evitar o contágio do Coronavírus.

MARÇO. Realizada reunião com as policiais militares do sexo feminino lotadas na unidade.

Ainda houve participação do 14º BPM numa campanha promovida pela Torcida Jovem do Sousa Esporte Clube, para arrecadar ovos de páscoa para crianças carentes.

As policiais femininas da unidade participaram de uma palestra promovida por uma escola municipal, tratando das dificuldades enfrentadas pelas mulheres, trazendo motivação. Foram iniciadas operações em apoio a outros órgãos, tais como: Vigilância Sanitária, PROCON e Secretarias Municipais de Saúde.

ABRIL. Operação Cuidando de Quem Protege. Profissionais da Secretaria Municipal de Sousa estiveram no batalhão, onde foram realizados alguns exames de menor complexidade, bem como foi atualizadas as vacinas da tropa. Além disso receberam dos profissionais da saúde orientação sobre combate ao COVID-19.

A Patrulha Musical esteve na cidade de Pombal, trazendo conforto para a população em meio ao distanciamento social estabelecido.

MAIO. Patrulha Musical Solidária esteve em Sousa, oferecendo ações preventivas e conforto em meio ao isolamento.

Foi realizada uma homenagem as mães, no dia especial.

Mais uma vez uma equipe policial militar participou de uma festa de aniversário, convidados pela família, o que demonstra o nível de sintonia e respeito da sociedade com a instituição.

JUNHO. O 14º Batalhão de Polícia Militar distribuiu uma tonelada de alimentos, bem como cerca de 800 pares de calçados arrecadados na “Campanha Somos Solidariedade” promovida pelo Governo do Estado, para oferecer ajuda aos mais atingidos pelo efeito da pandemia.

A PMPB fez uma transmissão ao vivo (live), onde foi possível arrecadar ainda mais alimentos para serem doados. As pessoas puderam prestigiar boas músicas e ajudar o próximo.

Durante todo o período, dentro das atividades da “Campanha Cuidando de Quem Protege”, foram disponibilizados máscaras e álcool em gel para os militares durante a jornada de trabalho. Houve trabalho de sanitização das instalações físicas e das viaturas, seguindo um calendário preestabelecido.

No primeiro semestre de 2020, 15 militares foram promovidos, sendo: um ao Posto de Major, um ao Posto de Capitão, um ao Posto de 1º Tenente, três a graduação de 1º Sargento, seis a graduação de 2º Sargento e dois a graduação de 3º Sargento.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.