Sousa/PB -
Parceria

TJPB e Prefeitura de Coremas assinam convênio para instalação de energia solar no fórum da comarca

Na ocasião, a prefeita Francisca destacou que a Prefeitura tem interesse na expansão da inciativa para que todos conheçam o potencial da energia solar da cidade.

Da Redação Repórter PB

11/03/2020 às 09:57

Imagem TJPB e Chaguinha de Edilson

TJPB e Chaguinha de Edilson ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Um convênio visando à instalação e à cessão de energia solar no Fórum da Comarca de Coremas foi assinado na tarde desta terça-feira (10) pelos representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba e do Município, respectivamente, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos e prefeita Francisca Chagas Andrade (“Chaguinha de Edilson”).

Conforme o documento assinado, ao TJPB caberá, por meio da Gerência de Engenharia, fornecer ao Município o Plano de Trabalho para instalação de energia fotovoltaica; disponibilizar equipe técnica para fiscalizar e acompanhar a execução do procedimento; realizar a manutenção dos equipamentos instalados para fornecimento da energia solar, enquanto funcionarem no prédio do fórum.

Já o Município deverá instalar e ceder o sistema de energia solar, suportando os custos diretos e indiretos dispostos em planilha de orçamentação; providenciar a regularização do sistema perante a concessionária de energia elétrica; executar o processo licitatório para promover a execução do serviço objeto do convênio e prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado, realizando o registro da obra nos sistemas pertinentes.

O presidente do TJ, desembargador Márcio Murilo, informou que este é um convênio histórico e que se trata da primeira medida desta natureza entre os Poderes. “É uma meta da nossa administração trazer parceiros para contribuir com a Gestão Pública e com a atividade jurisdicional. Somos pioneiros neste convênio, mas a ideia é trazer a meta para outras comarcas da Paraíba. Espero que, por meio de uma gestão continuada, haja a ampliação desta iniciativa”, afirmou.

O desembargador informou, ainda, que, atualmente, o consumo de energia elétrica no Fórum de Coremas gira em torno de R$ 2 mil por mês. Com o convênio, o Município fornecerá a energia solar gratuita e arcará com o custo. “É uma medida econômica e demonstra a boa intenção do munícipe para com o Judiciário”, complementou o presidente.

Na ocasião, a prefeita Francisca destacou que a Prefeitura tem interesse na expansão da inciativa para que todos conheçam o potencial da energia solar da cidade. “Com a implantação da energia solar, há a redução de praticamente 90% do valor gasto com energia elétrica. É uma energia limpa, renovável e precisamos trabalhar com isso. Coremas se destaca como uma das maiores usinas de energia solar da América Latina. O interesse da nossa gestão é divulgar isso e mostrar uma cidade modelo nesse aspecto”, pontuou a gestora.

Participaram também do ato de assinatura o juiz auxiliar da Presidência Gustavo Procópio; o secretário de saúde do Município de Coremas, Edilson Pereira; o vice-prefeito Irani Alexandrino da Silva e sua esposa Antônia Maria Braga Alexandrino; e o assessor jurídico Delano Lucas.

Energia Solar fotovoltaica – É a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar, considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável. Quanto maior for a radiação solar nas placas solares instaladas, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.