Sousa/PB -
Reconhecimento

Oficial do 14º Batalhão é promovido ao posto de Capitão; Veja

Além das qualificações profissionais, o Capitão Batista detém formação acadêmica com Bacharelado em Direito, formado pela Universidade Federal de Campina Grande.

Da Redação Repórter PB

07/11/2019 às 08:46

Imagem Capitão Batista

Capitão Batista ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Capitão Francisco Batista de Sousa, foi promovido no dia de ontem (06/11), pelo Ato Governamental (Nº2915).

O Capitão Batista nasceu aos 26/06/1968, na cidade de Coremas-PB, filho de Saturnino Batista de Sousa e Maria Francisca de Sousa. Desempenhou atividades rurais domésticas, dentre outras profissões, auxiliando seu pais no provento do lar, até o ano de 1984, onde ingressou no Curso de Técnico em Agropecuária, na antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS), atualmente Instituto Federal da Paraíba – IFPB. No ano de 1988, ministrou aulas em cursinhos preparatórios para o concurso da Polícia Militar, como fonte de renda.

No ano de 1989, prestou o concurso público para o acesso as fileiras da corporação, sendo aprovado em 1º colocado para o Curso de Formação de Soldados – CFSD, que aconteceu na sede do 3º Batalhão, na cidade de Patos-PB. Encerrado o curso, prestou serviços nas cidades de Malta, Condado, Vista Serrana, ora pertencentes aquela unidade operacional.

Em 1992, foi aprovado no concurso interno para o Curso de Formação de Sargentos - CFS, obtendo êxito, sendo formado no Núcleo de Formação e Aprimoramento Profissional NuFAP/PMPB, na cidade de João Pessoa-PB, recebendo no mesmo ano a promoção de 3º Sargento.

No ano de 2001, foi promovido a graduação de 2º Sargento. No ano de 2004, seguiu novamente para o NuFAP, onde submeteu-se ao Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública – CASP, ato necessário e antecedente a promoção de 1º Sargento que aconteceu no ano seguinte, 2005.

Prestou mais um concurso interno, sendo aprovado em 2010 para o Curso de Habilitação de Oficiais, que aconteceu no Núcleo de Formação e Aprimoramento Profissional – NuFAP – PMPB, na capital do estado da Paraíba. Em 2011 foi promovido ao Posto de 2º Tenente, passando a integrar o Quadro de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba. Em 2013 foi promovido ao Posto de 1º Tenente e em 2019 ao posto de Capitão.

Além das qualificações profissionais, o Capitão Batista detém formação acadêmica com Bacharelado em Direito, formado pela Universidade Federal de Campina Grande. Títulos Lato Sensu, os quais: Especialista em Direito Previdenciário pela FIP (Faculdades Integradas de Patos-PB; Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal, pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande-PB.

É Mentor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar da Paraíba, com atuação nas Cidades de: Cajazeiras, Vieirópolis, Santa Cruz, São José da Lagoa Tapada, São Francisco e Sousa-PB.

Atualmente está lotado na 1º Cia/14º BPM, a frente da Seção de Patrimônio PM4/14º BPM.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.