Sousa/PB -
Encontro

Paraíba é escolhida para integrar projeto pela reconquista das altas coberturas vacinais

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba.

Por Redação do Reporterpb

03/08/2022 às 19:07

Imagem Paraíba é escolhida para integrar projeto pela reconquista das altas coberturas vacinais

Paraíba é escolhida para integrar projeto pela reconquista das altas coberturas vacinais ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) integrou, nesta quarta-feira (03),  o grupo de instituições do projeto “Pela reconquista das altas coberturas vacinais”, liderado pelo Instituto Bio Manguinhos/Fiocruz; Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim). A iniciativa elegeu os estados da Paraíba e Amapá para o projeto piloto. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba.
 
A secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega, comentou sobre a participação da Paraíba na implantação da inciativa: “Ficamos muito gratos por fazer parte do projeto piloto com 25 localidades paraibanas participando. Entendemos a importância desta ação e vamos ampliá-la para todos os 223 municípios, com cada um procurando sua rede colaborativa junto às igrejas, imprensa, universidades e toda a sociedade civil. Assim, será possível elevar a cobertura vacinal em todo estado e garantir, de maneira efetiva e simples, a prevenção de doenças que ameaçam a vida da população”.
 
Utilizando como exemplo a vacinação contra a poliomielite, no ano de 2019, a Paraíba alcançou 92,60% de cobertura; em 2020, foi atingido 72,58% do público alvo e em 2021, 67,92%. Em 2022, a cobertura caiu para 33,03%, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para esta vacina é de 95%. O mesmo problema acontece em relação à vacina contra o sarampo. Em 2019, mais de 100% do público estava protegido contra a doença no estado. Em 2022, apenas 33,19% da população contemplada recebeu a vacina contra o sarampo, cuja meta também é de 95%.
 
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Soraya Galdino, alerta que a sociedade civil deve ficar atenta. “Com o empenho de todos nós, vamos mudar a realidade dos nossos municípios e, consequentemente, do nosso estado”, falou. 
 
No momento, o projeto está na fase de estruturação das redes locais. Na primeira fase, foram realizadas oficinas de elaboração dos planos municipais; realizados os diagnósticos do uso dos sistemas de informação e concluídos os trabalhos de campo para identificação dos pontos críticos. 
 
Durante o encontro, aconteceram discussões importantes sobre as ações de fortalecimento que vão contribuir para o aumento das coberturas vacinais. Entre os pontos mencionados, foram destaque a consolidação das unidades de saúde para informar em relação aos benefícios da vacinação e garantir acesso da população às vacinas e o combate às notícias falsas sobre o tema.
 
Para o pesquisador do Instituto Bio Manguinhos/Fiocruz Akira Homma, são inaceitáveis mortes, doenças e sequelas causadas por doenças que são evitadas por meio de vacinas. “A estratégia mais efetiva é trabalhar com municípios, com sensibilidade, junto à população. Só assim conseguiremos que ocorram altas na vacinação”, pontuou.
 
O projeto “Pela reconquista das altas coberturas vacinais” já está na fase dois - acompanhamento da execução dos planos - e a terceira e última fase  inclui a disseminação da metodologia em todo país. Os idealizadores da iniciativa retornarão à Paraíba em setembro para dar andamento às ações.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.