Sousa/PB -
saúde

Opera Paraíba realizará 250 cirurgias em Patos nos dias 20,21 e 22 deste mês

Já as cirurgias de Catarata, num total de 300 procedimentos, acontecerão em duas etapas. A primeira delas, nestes dias 20,21 e 22 de maio

Da Redação Repórter PB

19/05/2022 às 13:45

Imagem Cirurgia realizadas no Sertão da Paraíba

Cirurgia realizadas no Sertão da Paraíba ‧ Foto: divulgação

Tamanho da fonte

Duzentos e cinquenta paraibanos terão a oportunidade de resolver problemas de saúde que envolvam procedimentos cirúrgicos nos dias 20, 21 e 22 deste mês, em Patos. É que o Programa Opera Paraíba vai realizar um mutirão de cirurgias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) nestes dias. Serão beneficiados pacientes de 24 municípios do sertão. Nesta primeira etapa serão realizadas 150 cirurgias de Catarata e outros 100 procedimentos diversos. Os pacientes passam por triagens e são encaminhados pelo sistema de regulação do Estado. Além das cirurgias, o Complexo de Patos vai ofertar 150 mamografias, sendo 75 na sexta-feira e mais 75 no sábado, além de exames de Endoscopia e Ultrassonografia, consultas com Mastologista, exclusivos, para pacientes regulados, além de tenda para vacinação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Patos.

As 100 cirurgias gerais incluem procedimentos de Histerectomia,  colecistectomia, Hérnia, Perinioplastia, Laqueadura, Suspensão de bexiga, Ooforectomia,  Postectomia e Varicose e serão realizadas na sexta, no sábado e domingo. Cada paciente terá seu dia e horário do procedimento previamente definido.

Já as cirurgias de Catarata, num total de 300 procedimentos, acontecerão em duas etapas. A primeira delas, nestes dias 20,21 e 22 de maio, para 150 pessoas, e a segunda etapa, nos dias 02,03, 04 e 05 de Junho, para mais 150 pacientes, totalizando 300 procedimentos. A triagem oftalmológica para a primeira etapa acontece neste dia 19/05 e para a segunda etapa acontecerá no dia 01 de junho.

Os procedimentos de cirurgia geral acontecerão no bloco cirúrgico da unidade, enquanto que os de Catarata serão realizados em salas especialmente preparadas para tal, no prédio do Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar de Patos, como já ocorreu no ano passado. “Não haverá prejuízo de nenhuma ordem para quem  for utilizar os demais serviços do hospital neste período, pois as salas utilizadas no Hospital do Bem não vão interferir na rotina dos pacientes oncológicos, e no bloco cirúrgico deixaremos uma sala reservada para as cirurgias de emergência que por ventura aconteçam nestas datas e também não marcamos cirurgias eletivas para esses três dias”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.