Sousa/PB -
Campanha

Dezembro Vermelho: Saúde oferta testes rápidos durante entrega de residencial em Gramame

Cerca de 150 testes foram disponibilizados.

Da Redação Repórter PB

16/12/2019 às 19:21

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), em parceria com o Complexo Clementino Fraga, ofertou nesta segunda-feira (16), durante a entrega do Residencial Alvorada do Sul, em Gramame, testes rápidos para o HIV e sífilis, fez distribuição de material educativo e preservativos, além de orientações sobre prevenção e tratamento da doenças. A ação, que faz parte da programação do Dezembro Vermelho, foi levada aos profissionais que trabalharam na obra e beneficiados com a entrega das casas.

Cerca de 150 testes foram disponibilizados. No caso da investigação do HIV, é feito o teste chamado T1 e, se ele der positivo, realiza-se o T2, que é o teste confirmatório. Já o teste rápido para sífilis é uma espécie de triagem, se der positivo, é necessário fazer o teste complementar para confirmação no serviço de saúde.

“O resultado dos testes rápidos sai numa média de 15 minutos. Atividades como esta são muito importantes porque esses trabalhadores e famílias, muitas vezes, não têm tempo de buscar o serviço de saúde. Com essa ação pontual, essas pessoas já podem receber as orientações e saber se tem ou não o HIV. A gente torce pra não dar positivo, mas, se o diagnóstico vier, é a certeza de que a pessoa pode iniciar o tratamento e se cuidar o quanto antes”, pontuou a chefe do Núcleo de IST/Aids da SES, Joanna Ramalho.

O pedreiro Manuel Nunes Pereira tinha feito o teste rápido para o HIV há mais de oito anos. Aproveitou a oportunidade para refazer. “Estava trabalhando e fiquei surpreso quando vi a tenda da Saúde montada. Quase nunca tenho tempo de ir até o serviço de saúde. Como a equipe estava por aqui, ficou mais fácil e vim logo fazer o teste, principalmente porque rapidinho sai o resultado”, disse.

Já o servente de obras José Carlos da Silva fez o teste pela primeira vez. “Não tenho medo, não! É bom fazer o teste pra saber se tem a doença, porque, se tiver, a gente se cuida logo, né? E se não tiver, vou ficar tranquilo”, comentou ele.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.