Sousa/PB -
Paraíba

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza atividades em alusão ao Outubro Rosa

As ações estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH)

Da Redação Repórter PB

19/10/2018 às 17:25

Tamanho da fonte

Pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena participam de palestras, oficinas, aula de dançaterapia, dentre outras ações, visando à conscientização sobre a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de mama. Na ocasião, os presentes foram orientados sobre como fazer o autoexame e sobre os locais que devem ser procurados para fazer a mamografia, exame fundamental no diagnóstico de câncer de mama.

As ações estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), Núcleo de Recursos Humanos da instituição, em parceria com empresas particulares e faculdades. De acordo com a presidente do GTH, Neuma Ribeiro, o objetivo é, por meio da informação, sensibilizar sobre os benefícios de ações preventivas. “Apesar dos números serem grandiosos, o câncer de mama é um tumor curável em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres”, destacou.

Já o gerente do núcleo de recursos humanos, Alexandre Farias acrescentou que todos devem se unir para multiplicar as informações, pois são elas que podem salvar vidas, por meio do diagnóstico precoce. “Quando fazemos ações como esta, temos como meta tornar o nosso colaborador consciente e multiplicador. Homens e mulheres devem estar juntos e bem informados para combater o câncer. A luta é grande contra a doença, por isso o diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, explicou.

Câncer de mama na Paraíba - Na Paraíba, foram registrados este ano 162 óbitos por câncer de mama. Em 2017, foram 215; e em 2016, foram 243 óbitos. O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) é o serviço de referência na Paraíba para a detecção precoce do câncer de mama e colo de útero. Nele, a mulher encontra desde a consulta médica especializada com ginecologista e mastologista, como também todos os exames que são necessários para o diagnóstico precoce do câncer como a ultrassonografia, a mamografia, a punção aspirativa por agulha fina, a biópsia de mama, entre outros. Existem, ainda, agregados à estrutura do CEDC, os laboratórios de Citopatologia e de Anatomia Patológica, fazendo com que a mulher já saia do Centro com o resultado do diagnóstico.

Além do CEDC, a mamografia também pode ser feita gratuitamente no Hospital Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo, Diagson e Radiomed. Atualmente, os serviços destinados ao tratamento do câncer de mama concentram-se em João Pessoa (Hospital Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo); em Campina Grande, na Fundação Assistencial Paraibana – FAP e Hospital Universitário Alcides Carneiro; e em Patos, o Hospital do Bem, inaugurado no último dia 3 de setembro.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.