Sousa/PB -
Evento

Saúde participa de Seminário de Integração Vigilância e Atenção Básica na Paraíba

O evento teve como público alvo gestores públicos municipais e coordenadores de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de todo o estado

Da Redação Repórter PB

18/10/2018 às 17:24

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) participou, nesta quinta-feira (18), do Seminário de Integração Vigilância e Atenção Básica promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems PB). Estiveram presentes no evento representantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O seminário aconteceu na sede do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PB).

O evento teve como público alvo gestores públicos municipais e coordenadores de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de todo o estado. O objetivo do seminário foi promover a discussão sobre a nova Política Nacional de Atenção Básica (Pnab), com foco em três pontos: enfrentamento da Sífilis Congênita, as Arboviroses e a baixa cobertura vacinal.

Para a presidente da Cosems PB, Soraya Galdino, o intuito do seminário foi trazer para o debate esses três pontos do Pnab 2018 e ajudar os municípios a enfrentar esses problemas. “Ouvimos a demanda dos gestores municipais e, por isso, trouxemos essa gama de pessoas aqui para nos ajudar a discutir e encontrar soluções para esses três pontos”, disse.

De acordo com o assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas, o Brasil tem um modelo de saúde muito centrado em hospital e doença, então é importante dar visibilidade para a vigilância, especificamente. “Com a vigilância é possível prevenir, evitar doença e diminuir a hospitalização. Quando falo em vigilância, eu me refiro a tudo, a sanitária, ambiental, epidemiológica e saúde do trabalhador. O movimento que a gente faz no cenário nacional é que a vigilância em saúde tenha uma integração com a atenção básica, que é a principal política de saúde do país. Esse planejamento em conjunto é o que mais importa”, explicou.

A secretária de Estado da Saúde da Paraíba, Claudia Veras, ressaltou a importância do seminário para o fortalecimento do diálogo entre as gestões. “Estamos aqui com toda a equipe da SES, especialmente a equipe da vigilância em saúde, para dialogar com todos os municípios pra que possamos consolidar os avanços na atenção à saúde e o cuidado à saúde no Estado da Paraíba”, pontuou.

Claudia também destacou a participação de todas as instâncias que atuam na direção nacional do SUS: federal, estadual e municipal.

No seminário, gerentes e técnicos da SES apresentaram resultados e ações que estão sendo desempenhadas pela Secretaria para melhorias no cuidado e na vigilância à saúde da Paraíba.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.