Sousa/PB -
Bayeux

Dia D da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Pólio é neste sábado

Vale lembrar, ainda, que os pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais para o sucesso das campanhas

Da Redação Repórter PB

14/08/2018 às 17:07

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Dia D da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Pólio acontece no próximo sábado (18), às 8h30, na Unidade de Estratégia de Saúde da Família, no Bairro Imaculada, em Bayeux. As atividades da campanha começaram no dia 6 de agosto e seguem até o dia 31 de agosto em todo o Brasil. Em paralelo, a Paraíba promove, no mesmo período, a Campanha Estadual de Multivacinação com a intenção de estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos.

“A abertura oficial será em parceria com o município de Bayeux devido às baixas coberturas vacinais e, por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) dá este suporte. Entretanto, as vacinas estarão disponíveis nas mais de mil salas de vacinas nos 223 municípios da Paraíba, não somente no Dia D, mas durante todo o período da campanha”, informou a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

Isiane reforçou que a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Pólio indiscriminada é voltada apenas para crianças de um ano a menores de cinco anos. “Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não tenham comprovação vacinal. Quem já tomou a tríplice não precisa tomar novamente. Recomenda-se que, ao procurar uma unidade de saúde, o usuário apresente seu cartão de vacinação para avaliação da sua situação vacinal”, explicou.

A chefe do Núcleo de Imunização ressaltou, ainda, que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população de 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.

A cobertura vacinal estadual, atualmente, está em 8,6% para a poliomielite e 8,4% para o sarampo. A meta é vacinar 221.242 crianças na Paraíba, que corresponde a 95% do público-alvo da campanha. Entretanto, Isiane comunicou que 80 municípios paraibanos ainda não informaram as doses aplicadas.

“A alimentação do sistema de informação em campanhas de vacinação deve ser feita diariamente. O acompanhamento da cobertura é em tempo real. Alertamos os gestores para que intensifiquem esta ação em seus municípios”, pontuou.

Vale lembrar, ainda, que os pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais para o sucesso das campanhas.

“Os responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças. Orientamos que eles levem a caderneta de vacinação para avaliação e registro. É fundamental que todas as crianças compareçam aos serviços de saúde, independente da sua situação vacinal”, informou Isiane Queiroga.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.