Sousa/PB -
Capacitação

Profissionais da Atenção Básica da SMS passam por capacitação sobre o câncer de mama

A capacitação para esses profissionais começou no dia 4 de maio

Da Redação Repórter PB

18/05/2018 às 17:29

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta sexta-feira (18), mais uma qualificação para médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF). Dessa vez foram capacitados os profissionais que atuam nos Distritos Sanitários I, II e V. A atividade aconteceu na sala de convenções da Estação Cabo Branco - Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano.

A qualificação, promovida por meio da Área Técnica de Saúde da Mulher, aconteceu em parceria com a ONG Amigos do Peito e teve como objetivo capacitar os profissionais da Atenção Básica sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. “É uma forma de alertar os profissionais quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e reforçar sobre a ampliação da faixa etária para a realização dos exames de rastreamento”, explica a coordenadora da Saúde da Mulher, Amanda Romera.

A capacitação para esses profissionais começou no dia 4 de maio, com as equipes dos Distritos III e IV. Nos dias 25 de maio e 1° de junho serão ministrados o segundo módulo da qualificação.

Câncer de mama – O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também aparecer caroços na região das axilas.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que em 2018 surjam 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. Buscando reduzir esses dados e proporcionar uma vida mais saudável as mulheres de João Pessoa, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta o tratamento preventivo e a continuidade da assistência.

De acordo com o Ministério da Saúde, além das mulheres entre 50 e 69 anos, também são priorizadas, a partir dos 35 anos, aquelas com histórico de câncer de mama ou colo de útero. Dentro dessa faixa etária, a SMS atende cerca de 74 mil mulheres.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.