Sousa/PB -
fumantes

Palestra apresenta os riscos da nicotina, suas causas, e feitos como o câncer de boca em São José da Lagoa Tapada

A nicotina, um dos principais compostos químicos presentes no cigarro, é uma substância que adere ao esmalte dentário facilmente e escurece a sua pigmentação

Da Redação Repórter PB

02/11/2019 às 11:11

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte



A Secretaria de Saúde do Município de São José da Lagoa Tapada mantém o acompanhamento ao Grupo de Fumantes para mostrar o cuidar bem da saúde.
O tema, no entanto, deste encontro foi a importância do cuidar dos dentes, após o contato com a nicotina.

A nicotina, um dos principais compostos químicos presentes no cigarro, é uma substância que adere ao esmalte dentário facilmente e escurece a sua pigmentação.

Outro efeito da nicotina é o aumento da produção de melanina pelo corpo, o que afeta diretamente os tecidos da boca, como a gengiva e as bochechas, causando a chamada melanose de fumante e deixando esses tecidos manchados e mais escuros.

Na palestra oferecida pelos profissionais de Saúde ao Grupo de Fumantes acompanhado de Secretaria de Saúde, apresentou ainda que o cigarro pode causar mais de 50 doenças diferentes e faz com que quem o consome regularmente tenha entre duas a três vezes mais chance de ficar doente que uma pessoa que não fuma.

Além disso, a fumaça do cigarro afeta a mucosa da boca dificulta a cicatrização e diminui a eficiência do sistema imunológico, tornando o fumante mais frágil à bactérias, vírus e fungos.

Câncer

Essa é com certeza a consequência mais grave que o cigarro pode trazer para a sua saúde bucal. Além de afetar os sistemas cardíaco, respiratório, nervoso, digestivo, entre outros, o cigarro também afeta todas as áreas da boca e tem relação direta com casos de câncer de lábio, faringe, laringe e esôfago, por exemplo.

Isso porque o cigarro altera a composição genética das células e acelera sua reprodução. Somada às milhares de substâncias químicas e nocivas contidas no cigarro, essa característica aumenta e muito os riscos de câncer para fumantes.

Por isso, existem diversos sintomas que podem aparecer na língua e nas superfícies da boca e que indiquem que um fumante possa ter tenha algum tipo de câncer bucal.

São eles:

- Feridas ou úlceras que não cicatrizam por mais de 15 dias,

- Inchaço na boca e/ou no pescoço

- Nódulos

- Manchas ou placas esbranquiçadas ou vermelhas

A Secretária de Saúde, Dra. Carmem Suzana ressaltou que o Município de São José da Lagoa Tapada vive em vigilância constante a busca de apresentar qualidade de vida a toda a população, principalmente no princípio conscientizar a respeito dos riscos que o tabagismo traz para o usuário.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.