Sousa/PB -
violência sexual

Evento mobiliza população para o combate ao abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes em São José da Lagoa Tapada

Não apenas o abuso sexual (que normalmente acontece no seio familiar do jovem), mas também a exploração sexual é combatida nesta dat

Da Redação Repórter PB

16/05/2019 às 22:42

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte



Neste sábado (18), é celebrado anualmente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Em alusão a Campanha do “Faça Bonito” contra o abuso e exploração sexual a Criança e Adolescente, a Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, realizaram nesta quinta-feira (16) a mobilização pelas Ruas do Município de São José da Lagoa Tapada.



O objetivo de a mobilização: informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

- É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual, disse a Secretária de Assistente Social, Desterro Formiga.

O Prefeito Cláudio Antônio tem adotado políticas públicas que combatem violências sexuais a crianças e adolescente no âmbito municipal, ainda aparelhado os órgãos fiscalizadores.

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Abuso sexual x Exploração sexual

Não apenas o abuso sexual (que normalmente acontece no seio familiar do jovem), mas também a exploração sexual é combatida nesta data.

Muita gente confunde o significado do abuso sexual com a exploração sexual. São duas coisas diferentes. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor como “ferramenta” de satisfação sexual.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.