Sousa/PB -
saúde

Secretária de Saúde encerra “novembro azul” em São José da Lagoa Tapada

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas

Da Redação Repórter PB

30/11/2018 às 09:16

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A Secretaria de Saúde do Município de São José da Lagoa Tapada, Dra. Carmém Suzana realizou no dia 22 de Novembro o dia D da Campanha de combate ao câncer de próstata.



Neste dia foi desenvolvido teste de glicemia capilar, Verificação de Pressão arterial, Orientações sobre saúde bucal, e entregas de kits da Colgate.

Ainda realização de testes rápidos (HIV. SIFILIS, HEPATITE B E C), Ultrassonografia da próstata, e Exames laboratoriais (PSA LIVRE E TOTAL). Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.



A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

A Secretaria de Saúde do Município de São José da Lagoa realiza esforço para orientar seus cidadãos na busca de melhor saúde público.

O Prefeito Cláudio Antônio tem buscando incentivos para o melhorando na saúde do Município, como aquisição de novas ambulâncias, ampliação da Farmácia Básica, melhorias na infraestrutura do SAMU, e investimento nos Postos de Saúde.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.