Sousa/PB -
Em João Pessoa

Pollyanna Dutra participa de evento e debate os desafios do desenvolvimento do Semiárido Paraibano

Para a deputada, é hora de deixar de lado assistencialismos e promover a união de todos os entes em prol da região.

Da Redação Repórter PB

06/11/2019 às 08:33

Imagem Pollyanna Dutra

Pollyanna Dutra ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A deputada Pollyanna Dutra participou, na tarde desta terça-feira (5), do evento Empreenderama - Semana Estadual de Empreendedorismo, na Uninassau João Pessoa. Na oportunidade, a deputada compôs uma mesa-redonda que debateu os “Desafios do Desenvolvimento do Semiárido Paraibano”. Ao lado de autoridades no assunto, a deputada destacou exemplos que vivenciou no Semiárido e que demonstram que é possível fomentar o desenvolvimento nessa região e gerar resultados duradouros e efetivos quando se une o poder público, a ciência (por meio das universidades) e a sociedade.

“O Semiárido foi rotulado, por muito tempo, como uma região seca, infértil, improdutiva, e se praticou fortemente uma política de combate à seca. Mas a seca não era algo para ser combatido e sim para se aprender a conviver, pois essa é uma condição climática. Infelizmente, por muito tempo foi trabalhada uma política do assistencialismo, que dava carros-pipa, levava água, dava benefícios, mas não emancipava as pessoas. Quem é o responsável por esse desafio de se pensar o desenvolvimento do Semiárido? Todos nós!”, destacou.

Pollyanna Dutra ainda relembrou exemplos exitosos enquanto estava à frente da Prefeitura Municipal de Pombal, destacando a importância da participação do poder público nesse processo. “O poder público tem um importante papel nisso tudo e eu digo e afirmo que, sim, é possível. É possível emancipar o nosso povo entendendo e fomentando as suas vocações. Vivenciamos isso em Pombal, onde mulheres devolveram seu cartão do Bolsa Família porque conseguiram um forno industrial, tão pouco por parte da prefeitura, mas muito para elas, que, juntas, construíram uma padaria comunitária que mudou as vidas de tantas famílias. Hoje esse projeto só se desenvolve, com reutilização de água, com energia solar... Então é possível, sim, fazer a diferença quando todos se unem”, destacou.

A deputada ainda arrematou. “Como diria meu conterrâneo Celso Furtado, pombalense ilustre, que no próximo ano, se estivesse vivo, completaria 100 anos: só haverá desenvolvimento ali onde houver um projeto social subjacente. Mais que necessário, esse é um pensamento atual e urgente. É preciso a união de todos em prol de um projeto que pense nas potencialidades do nosso rico Semiarido e, em unidade, modifique a vida do nosso povo, que não quer sair da sua terra, mas sim ter oportunidade de retirar dela o seu sustento. A responsabilidade disso é nossa! A hora é agora!”, finalizou.

Sobre o evento

A Semana Estadual de Empreendedorismo é um evento promovido pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo, presidida pelo deputado estadual Eduardo Carneiro e que tem como vice-presidente a deputada Pollyanna Dutra, em parceria com a Uninassau. O evento está reunindo nomes nacionais e internacionais para promover discussões voltadas ao empreendedorismo nas mais diversas áreas.

A mesa-redonda “Desafios do Desenvolvimento do Semiárido Paraibano”, que contou com a participação da deputada Pollyanna Dutra, foi mediada pelo advogado Tarcio Pessoa e ainda contou com a participação da advogada Gisely Sousa; da coordenadora da IACOC/PaqtcPB, Monica Tejo; do representante da Fazenda Carnaúba Joaquim Vilar; e da representante da Fazenda Monteiro Andrea Ferreira.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.