Sousa/PB -
Inédito

Weber toma posse e mulheres chefiam maioria das cortes superiores

Além da nova presidente do TSE, Cármen Lúcia preside o STF e Laurita Vaz está à frente do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Da Redação Repórter PB

14/08/2018 às 21:08

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Notícias ao Minuto

Tamanho da fonte

A ministra Rosa Weber tomou posse hoje (14) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante sessão solene no plenário da Corte.

Ela é a segunda mulher a presidir o TSE em mais de 70 anos de criação do tribunal. A primeira foi Cármen Lúcia, em 2012. Caberá a ela organizar as eleições de outubro, que serão realizadas no dia 7.

Rosa Weber, que é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), já ocupava a vice-presidência do tribunal e vai suceder a Luiz Fux, que concluiu período máximo de dois anos no cargo. O mandato irá até agosto de 2020.

A partir da posse da ministra, pela primeira vez na história do Brasil, a chefia da maioria dos tribunais superiores do país passa a ser feita por mulheres, já que Cármen Lúcia preside o STF e Laurita Vaz está à frente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com informações do portal G1, os outros dois tribunais superiores são comandados pelos ministros João Batista Brito Pereira (Tribunal Superior do Trabalho) e José Coêlho Ferreira (Superior Tribunal Militar).

Além dos tribunais, as mulheres também ocupam o comando de outros órgãos que atuam diretamente no Poder Judiciário: Raquel Dodge é a atual procuradora-geral da República, e Grace Mendonça é ministra da Advocacia-Geral da União (AGU).

Sessão

Também na sessão desta terça, foram empossados os ministros Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), como vice-presidente do TSE, e Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça, que será corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

O TSE é formado por sete ministros, dos quais três são do STF, sendo um o presidente da Corte. Dois ministros são do STJ, um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois juristas que representam os advogados e são nomeados pelo presidente da República.

Nas eleições de outubro, além de organizar o pleito, o tribunal vai deferir os registros de candidatura de candidatos à Presidência da República e todos os recursos que os envolvem. Com informações do Notícias ao Minuto.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.