Sousa/PB -
Tribunal de Contas

Segunda Câmara do TCE aprecia pauta com 84 processos e julga regulares contas de vereadores

Foram aprovadas as contas de 2020 das câmaras municipais Emas e São Bentinho

Da Redação Repórter PB

19/10/2021 às 19:19

Tamanho da fonte

Sob a presidência do conselheiro André Carlo Torres Pontes, a 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado reuniu-se em sessão ordinária pela via híbrida, nesta terça-feira (19), para apreciar uma pauta com 84 processos, entre prestações de contas, recursos, denúncias, inspeções especiais, licitações, contratos e atos pessoal. Foram aprovadas as contas de 2020 das câmaras municipais Emas e São Bentinho.


O colegiado julgou regulares as prestações de contas do Gabinete do Prefeito (2014 e 2016) e das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia (2016), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (2019) e da Assistência Social de 2020 da prefeitura de Campina Grande, bem como dos Institutos de Previdência dos municípios de Alagoinha (2015) e Queimadas (2019).

Irregulares – Os membros da Câmara julgaram irregular a Dispensa de Licitação 002/2020, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (proc. 15238/20), visando a contratação de empresa especializada para obras de reconstrução da Barragem Pedra Lisa, no município de Imaculada.

Os auditores do TCE contestaram a ausência da obra no sistema de georreferenciamento do TCE, bem como a regularidade da empresa Extra Construções e Incorporações Ltda, inclusive em relação ao seu representante, o Sr. Francisco Chagas Soares de Sousa, por se tratar de um servidor público, impedido de ocupar cargos de direção em empresas. Cabe recurso.

A Câmara também julgou irregular um procedimento de Adesão a Ata de Registro de Preços realizado pela Secretaria de Educação de Campina Grande, decorrente de um Pregão Eletrônico do FNDE/MEC do Ministério da Educação (proc. 00609/17), visando a aquisição de novas carteiras escolares.

O órgão fiscalizador entendeu que as justificativas apresentadas pela defesa nos autos não foram suficientes para sustentar a necessidade das aquisições, observando-se ainda divergências na dotação. Além de multa ao gestor, a Corte decidiu encaminhar cópias da decisão com os respectivos autos para o acompanhamento da gestão na Secretaria.

A 2ª Câmara do TCE realizou sua 3052ª sessão ordinária pela via remota e presencial, contando com a participação dos conselheiros André Carlos Torres Pontes (presidente), Arnóbio Alves Viana e Antônio Gomes Viera Filho (convocado) e Antônio Cláudio Silva Santos (substituto) Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador Marcílio Franca Filho.


Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.