Sousa/PB -
Negociações

Protesto de títulos e documentos de dívida ajuda a reduzir inadimplência

A consulta gratuita de protesto permite a realização de transações comerciais mais seguras, reduzindo a inadimplência da empresa.

Da Redação Repórter PB

24/07/2020 às 16:00

Imagem Dívidas

Dívidas ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O protesto de títulos e documentos de dívida é o principal instrumento de recuperação de crédito e tem ajudado empresas a reduzirem a inadimplência. Segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Paraíba, cerca de 65% dos títulos protestados são pagos em até três dias úteis após a intimação do devedor para efetuar o pagamento.

Visando reduzir o risco das negociações entre empresas e consumidores, o IEPTB-PB disponibiliza gratuitamente em seu site a consulta gratuita de protesto. Por meio dessa ferramenta é possível uma pessoa física ou jurídica verificar se existe algum título ou documento de dívida protestado vinculado ao seu CPF ou CNPJ.

Consulta gratuita

A consulta gratuita de protesto permite a realização de transações comerciais mais seguras, reduzindo a inadimplência da empresa. Vale destacar que, ainda que não haja apontamento, isso não é garantia de que a parte cumprirá com sua obrigação de pagamento. Porém, o risco pode ser minimizado.

“O site https://www.protestoparaiba.com.br/, bastante funcional, traz as informações de forma mais segura e deixa as pessoas cientes sobre a situação cadastral e oferece ferramentas funcionais a empresas, além de notícias de interesse do setor”, afirmou o presidente do IEPTB-PB, Germano Toscano de Brito.

Recuperação de créditos

Já créditos devidos a empresas podem ser recuperados em até 10 dias úteis pelo IEPTB-PB, através do protesto online, que é uma ferramenta simples, prática e objetiva que proporciona comodidade para quem a utiliza.

Antes esse procedimento era feito de forma pessoal. A pessoa (responsável pela empresa) tinha que ir ao cartório da praça do destino, preencher um formulário, o documento seria analisado pelo cartório quando era feito pagamento das despesas referentes a emolumentos e outras taxas.

Hoje é esse encaminhamento é gratuito para os credores pessoas físicas ou jurídicas.

O encaminhamento pode ser feito a partir do escritório da empresa, pelo gestor, via sistema. O cartório faz a cobrança por meio de intimação e, se o documento não for pago, será automaticamente protestado trazendo as consequências já conhecidas.

Outras informações

Mais informações sobre protesto de títulos e documentos podem ser obtidas por meio dos telefones (83) 3035-9002 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.