Sousa/PB -
mulher

Mulheres ocupam 11% das cadeiras na ALPB e Comissão vai debater participação feminina na política

A participação da mulher na política ainda é pequena na Paraíba. Dos 223 municípios, apenas 40 (18%)

Da Redação Repórter PB

08/03/2019 às 07:19

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A participação da mulher na política ainda é pequena na Paraíba. Dos 223 municípios, apenas 40 (18%) são comandados por prefeitas, das 36 cadeiras no Parlamento Estadual só quatro são ocupadas por mulheres (11%) e das 15 vagas no Congresso Nacional, o Estado conta com apenas duas representantes femininas. Dos 2.560 cargos eletivos, apenas 15% são ocupados por mulheres.



Os dados foram apresentados pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa (ALPB). Ela informa que a discussão desse tema e do aumento dos casos de feminicídio integram a programação de debates em alusão ao Dia Internacional da Mulher dentro do legislativo.



As discussões dentro da Comissão, conforme destacou Camila, terão o objetivo de incentivar a reflexão sobre como a mulher pode contribuir para o fortalecimento da democracia através da participação da política, além de debater soluções para minimizar a violência contra as mulheres e encontrar soluções mais efetivas para punir agressores e feminicidas.



O Brasil ocupa a 32ª posição em um ranking de 33 países latino-americanos e caribenhos sobre a participação feminina em Parlamentos. Segundo a ONU Mulheres, no Brasil, 10% do total de parlamentares eleitos são mulheres. Apenas Belize tem menor representação parlamentar feminina, com percentual de 3,1%. “É importante que as mulheres ocupem lugares de destaque para que as nossas bandeiras, as nossas lutas e os nossos problemas ganhem lugar de destaque e entrem na pauta prioritária de debate”, disse.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.