Sousa/PB -
paraiba

Operação Fantoche: Presidente da FIEP da PB recebe Alvará de soltura

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha recebeu no começo da noite

Da Redação Repórter PB

19/02/2019 às 20:40

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha recebeu no começo da noite, Alvará de soltura.
O Paraibano teve seu nome envolvido na Operação Fantoche na manhã desta terça-feira (19).


A assessoria da Fiep havia informado, em nota, que Buega Gadelha, que é um dos vice-presidentes executivos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), representando a região Nordeste, iria se apresentar às autoridades na quarta-feira (20), em Recife. Porém, ele se entregou antes do previsto.


Segundo a PF, um grupo de empresas sob o controle de um mesmo núcleo familiar atua de forma contínua e perene, desde o ano de 2002, executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado sistema “S”.

O modus operandi empregado é sempre similar e, em resumo, consiste na utilização de entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o ministério convenente e Unidades do Sistema S, contratos estes, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e/ou com inexecução parcial, sendo os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada.

Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400.000.000,00 decorrentes desses contratos. A ação conta com a participação de 213 policiais federais e 08 auditores do TCU que estão cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária, nos estados de PE, MG, SP, PB, DF, MS e AL. As medidas foram determinadas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que ainda autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.