Sousa/PB -
João Pessoa

OAB-PB inaugura novo Tribunal de Ética e Disciplina nesta sexta-feira

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressalta que o novo TED é mais amplo, confortável e com melhor estrutura para a categoria.

Da Redação Repórter PB

16/08/2018 às 09:28

Imagem Ted

Ted ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realiza, nesta sexta-feira (17), a partir das 16h00, a inauguração oficial da nova sede do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Instituição, que já está funcionando, desde o mês de maio, na Rua Rodrigues de Aquino, 344, no centro de João Pessoa (PB).

O novo TED recebeu o nome de "Advogado Vamberto Augusto Costa".

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressalta que o novo TED é mais amplo, confortável e com melhor estrutura para a categoria. "A instalação deste novo e maior espaço para o trabalho do Tribunal de Ética e o exercício da advocacia, revela a preocupação da OAB-PB em proporcionar aos advogados e advogadas paraibanos condições de trabalho com dignidade", declarou.

CURRICULUM VITAE

VAMBERTO AUGUSTO COSTA nasceu na Capital do Estado da Paraíba, então denominada de Parahyba, no dia 29 de maio de 1923, filho de Joaquim Ferreira da Costa e Emilia Gonçalves da Costa.

Casou-se com Vanilde de Medeiros Costa, com quem teve os filhos Maria das Graças Medeiros Costa, Paulo Roberto Medeiros Costa, Maria da Penha Medeiros Costa e Vamberto Augusto Costa Filho.

Bacharelado pela Faculdade de Direito do Recife, colando grau em 13 de Dezembro de 1945, aos 22 anos de idade, o mais moço da turma.

Inscrito na OAB-PB no dia 5 de fevereiro de 1946, com carteira expedida em 6 de maio de 1946, sob nº 271.

Presidente da OAB-PB, com 38 anos de idade, no biênio 1961/63. Sendo até a presente data, o mais novo Presidente eleito da Instituição. Posteriormente, foi reconduzido ao cargo, para o biênio 1963/65.

Em sua gestão foi adquirido o terreno onde se encontra a sede da OAB-PB.

Conselheiro Estadual da OAB, de 1953/1957 e Secretário Geral nos períodos de 1957/1959 e 1959/1961.

Primeiro Presidente e fundador do Tribunal de Ética da OAB-PB 1991/1993.

Foi o advogado mais jovem a alçar os quadros do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, aos 23 anos, na classe dos juristas, em 1947. Depois foi reconduzido, em mais de uma ocasião, como membro efetivo daquela Corte.

Foi advogado do Banco do Estado da Paraíba S/A - PARAIBAN, durante 46 anos, onde foi chefe do Setor Jurídico, membro da Diretoria, do Conselho de Administração e seu Presidente. Sendo o primeiro Presidente, oriundo do corpo funcional.

Procurador, membro do Conselho Fiscal e Presidente do Montepio do Estado da Paraíba, atual PBPREV.

Professor da então Escola de Serviço Social, vinculada a UFPB.

Foi advogado militante, ininterruptamente, por mais de 60 anos.

Nas letras, escreveu o livro "Recordações da Página 07", com edição esgotada. Sendo, ainda, cronista dos Jornais Correio da Paraíba, A União e do Jornal de Agá.

Dentre as várias homenagens, medalhas e diplomas com os quais foi contemplado, ao longo da carreira, destaquem-se as seguintes:

Diploma recebido no III Congresso dos Advogados da Paraíba, em 1997, oportunidade na qual fez o discurso de abertura do Conclave;

Medalha Honra ao Mérito, outorgada pela OAB-PB, em 2002, pelos relevantes serviços prestados à advocacia paraibana.

Prêmio, Melhores da Advocacia do Brasil, em 2005.

Foi o Orador da cerimônia de inauguração da Galeria dos Ex-Presidentes da OAB-PB, em 1999.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.