Sousa/PB -
Escolta

Terminais no Porto de Cabedelo já operam dentro da normalidade

O número de caminhões que circulam nos terminais da área portuária somente para carregamento de derivados de petróleo, por dia, é de 260

Da Redação Repórter PB

30/05/2018 às 09:31

Imagem Porto de Cabedelo

Porto de Cabedelo ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Depois de alguns dias funcionando apenas com 30% da sua capacidade de expedição devido ao movimento dos caminhoneiros, os quatro terminais de combustíveis localizados no complexo portuário do Porto de Cabedelo operam praticamente dentro da normalidade.

Desde o sábado (26), a entrada e saída dos terminais está liberada após liminar concedida pelo juiz Antônio Silveira, da 2ª Vara Mista de Cabedelo, mas piquetes montados na saída da cidade impediam que os caminhões seguissem viagem. Na segunda-feira (28), o governador Ricardo Coutinho determinou que Polícia Militar da Paraíba auxiliasse a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na escolta dos caminhões.

Em situação de normalidade, são escoados dos terminais aproximadamente 4,5 milhões de litros de combustíveis por dia, mas durante os últimos dias um acordo foi firmado com o comando de greve para a liberação de 30% desse volume, o que representa cerca de 1,2 milhão de litros, para atender a demanda essencial. Já no fim da segunda-feira, foi registrada a saída de aproximadamente 3 milhões de litros, se aproximando da normalidade.

O número de caminhões que circulam nos terminais da área portuária somente para carregamento de derivados de petróleo, por dia, é de 260. Desde o início do movimento dos caminhoneiros, esse número oscilou entre 4 e 74. Ainda na segunda, 189 caminhões conseguiram carregar e deixar o complexo portuário e a cidade de Cabedelo com destino à região metropolitana de João Pessoa, Campina Grande, e outras cidades do estado. Nos próximos dias, a situação deve ser completamente normalizada na Capital e nas cidades vizinhas.

O combustível chega ao Porto de Cabedelo através de navios e é armazenado nos tanques dos terminais arrendados. De lá, segue em caminhões para toda Paraíba e ainda algumas cidades do interior dos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

O etanol anidro chega aos terminais pelo modal rodoviário e é utilizado na mistura com a gasolina para, em seguida, ser distribuído aos postos revendedores. Já o Gás Liquefeito de Petróleo, o gás de cozinha, vem do Porto de Suape para a Paraíba, é envasado em uma empresa privada e também distribuído para toda a Paraíba.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), 55% dos postos da Grande João Pessoa, já funcionam normalmente desde a tarde dessa terça-feira.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.