Sousa/PB -
ALPB

ALPB realiza audiência pública proposta pelo deputado Jeová Campos para debater repovoamento de açudes e fomento a pesca no estado

O parlamentar lembra que os açudes estão com água, mas, estão sem peixes, em consequência da longa estiagem

Da Redação Repórter PB

12/04/2018 às 17:34

Imagem Açude

Açude ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Na próxima segunda-feira (16), a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promove uma audiência Pública, na cidade de São José de Piranhas, para debater o repovoamento dos açudes e barreiros da Paraíba com alevinos. A proposta, segundo o presidente da Comissão, deputado Jeová Campos, é aproveitar que os açudes estão com água e realizar o repeixamento destes locais a fim de ajudar as pessoas a terem uma fonte de renda e alimento, a partir do estímulo à criação de peixes e o fomento a pesca em todo o estado. O secretário de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária da Pesca, Rômulo Montenegro, já confirmou presença na audiência, que acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas.

“Estamos tendo a felicidade de ver os açudes enchendo e ganhando mais volume em relação aos anos anteriores, muitos açudes já estão cheios e agora precisamos debater como aproveitar isso de forma produtiva, ou seja, estamos propondo fazer o repovoamento destes locais com alevinos não só para ajudar as pessoas, mas também como forma de fomentar o desenvolvimento e a geração de renda”, destaca Jeová. Ele lembra que, atualmente, as pessoas que sobrevivem da pesca estão adquirindo peixes em outros estados, uma vez que o maior reservatório da Paraíba, o complexo Coremas - Mãe D’água, também foi afetado pela crise hídrica.

O parlamentar lembra que os açudes estão com água, mas, estão sem peixes, em consequência da longa estiagem. “Nós precisamos fazer imediatamente o repeixamento, ou seja, o repovoamento com alevinos para aproveitar essa dádiva da natureza que é ter água nos açudes e barreiros”, destaca Jeová. Segundo o deputado a escolha do local para realização da audiência se deu em função de São José de Piranhas estar próximo dos açudes de Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz, do próprio açude da Cagepa que abastece o município, das barragens de Morros, Boa Vista e Caiçara, além de São Gonçalo e Coremas, que são importantes mananciais da região.

 

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.