Sousa/PB -
39º CIOSP

Aplicativo que auxilia dentistas da Atenção Primária da Paraíba ganha destaque em Congresso Internacional

O aplicativo está disponível para todos os 1.380 dentistas das equipes de Saúde Bucal da Paraíba e para cerca de 650 dentistas dos 98 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Paraíba.

Por Redação do Reporterpb

30/06/2022 às 19:50

Imagem Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Bucal, foi convidada para participar do 39º CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que está acontecendo no Distrito Anhembi, em São Paulo, até o dia 2 de julho. A SES está participando com o aplicativo “Teleinterconsulta em Estomatologia na Paraíba”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal a Paraíba (UFPB), que visa contribuir no atendimento a pacientes com suspeita de câncer bucal. 

A participação da Paraíba aconteceu nesta quinta-feira (30), com os temas “A gestão estadual e a universidade como meios de construção em saúde digital”, apresentado pelo coordenador de Saúde Bucal da SES, Marcílio Araújo, e “Aplicativo no auxílio à detecção das lesões de tecidos moles”, com Edson Lucena, professor da UFPB, coordenador da Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia (Reclio) e um dos criadores do aplicativo, junto com o professor Paulo Bonon. 

“Muito relevante o convite para palestrar num evento da grandiosidade do CIOSP. E, em se tratando de um trabalho que vem chamando a atenção de outros estados, nos enche de orgulho”, declarou Marcílio.

“Destaco a importância que o aplicativo tem de aproximar os profissionais da Rede de Saúde Bucal com os serviços de referência e a universidade e, ainda, o fato de a gente poder passar uma orientação de qualidade que vai agilizar o atendimento e o diagnóstico precoce do câncer de boca”, disse o professor Edson.  
Ainda durante o Congresso Internacional, foram apresentados os resultados do aplicativo que são a disponibilização, de forma gratuita e eficaz, do acesso a um suporte especializado em estomatologia; parceria com o Centro Especializado em Diagnóstico do Câncer - CEDC/PB; contribuição na identificação e regulação dos serviços especializados de câncer do lábio e boca; impacto na redução da progressão dos casos de câncer de lábio e boca e modelo para que sejam disponibilizados para outros tipos de câncer, a ser utilizado pela SES.

O aplicativo está disponível para todos os 1.380 dentistas das equipes de Saúde Bucal da Paraíba e para cerca de 650 dentistas dos 98 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Paraíba. Para acessar, basta fazer o download do aplicativo Teleinterconsulta em Estomatologia na Paraíba no Google Play Store.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.