Sousa/PB -
Técnicas de Aplicação de Gesso

Socioeducandos do CEJ iniciam curso profissionalizante de gesseiro

O curso Técnicas de Aplicação de Gesso vem sendo ministrado de forma presencial, na própria unidade socioeducativa, com uso da oficina do Senai.

Por Redação do Reporterpb

30/06/2022 às 19:45

Imagem Socioeducandos do CEJ iniciam curso profissionalizante de gesseiro

Socioeducandos do CEJ iniciam curso profissionalizante de gesseiro ‧ Foto: Secom

Tamanho da fonte

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) deu início a mais uma formação profissionalizante para os socioeducandos que cumprem medidas judiciais no Centro Educacional do Jovem (CEJ), em João Pessoa. O curso Técnicas de Aplicação de Gesso, para a profissão de gesseiro, teve início nesta última semana de junho e vem sendo ministrado pelo Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal (CFP JWLL), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
 
De acordo com Rafael Honorato, coordenador do setor de Profissionalização, Trabalho e Previdência, da Fundac, este é o terceiro curso do ano que os socioeducandos do CEJ estão tendo a oportunidade de participar. “Em maio, 24 jovens tiveram a oportunidade de concluir os cursos profissionalizantes, de Pintor de Obras e de Revestimento Cerâmico que tiveram início em janeiro. Agora, 12 deles estão tendo a oportunidade de aprender mais uma profissão”, comentou.
 
Rafael lembrou ainda que a Fundac vem ofertando para os socioeducandos, cursos que foram escolhidos por eles próprios durante consulta feita anteriormente, “o que nos leva a acreditar que o desempenho dos alunos será tão bom, quanto nos cursos que o antecederam”, disse o coordenador.
 
Segundo Nadja Marques de Fontes, supervisora de educação do Senai, o principal objetivo do curso é desenvolver as aptidões necessárias para construir paredes, forros, revestimentos e acessórios em gesso, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.
 
O curso Técnicas de Aplicação de Gesso vem sendo ministrado de forma presencial, na própria unidade socioeducativa, com uso da oficina do Senai, onde os alunos estão tendo aula por um período integral (8h por dia) e irão cumprir uma carga horária total de 80 horas.
 
O instrutor educacional técnico José Artur de Santana Silva elogiou a turma e comemorou a participação nas aulas. “A turma é muito boa, está aceitando bem a metodologia, e participando ativamente das aulas. Estou até surpreso com a interação e os questionamentos. Estamos utilizando a metodologia Senai, trabalhando de formato expositivo e prático, onde os alunos assistem a demonstração e logo após realizam a atividade”, explicou.
 
“Durante o meu período de internação no CEA, CSE e CEJ já fiz vários cursos profissionalizantes entre eles: serigrafia, auxiliar administrativo, eletricista e informática. Agora, estou participando dessa modalidade de gesseiro que está trazendo uma experiência muito boa para mim e vai auxiliar no futuro”, disse o socioeducando K.R.S.
 
Além da importância da profissionalização no âmbito da internação, o presidente da Fundac, Flavio Moreira, destacou a importância do Serviço Pós-Medida da Instituição que vem se encarregando de aproveitar os adolescentes e jovens com formação profissionalizante para encaminhar ao mercado de trabalho, logo após a conclusão da medida socioeducativa.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.