Sousa/PB -
Órgão

Detran-PB instala protótipos de ciclistas na pista de provas para avaliação de candidatos

Segundo o superintendente Isaías Gualberto, essa é uma ação concreta de valorização ao ciclista, no encerramento da Semana Nacional de Trânsito.

Da Redação Repórter PB

24/09/2021 às 15:31

Tamanho da fonte

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) instalou protótipos de ciclistas nas pistas de provas da sede de Mangabeira, em João Pessoa, e na 1ª Ciretran, em Campina Grande. Com isso, a partir desta sexta-feira (24), os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) estão sendo avaliados, no exame de direção veicular, também quanto ao distanciamento exigido pela legislação em relação ao ciclista. 


Segundo o superintendente Isaías Gualberto, essa é uma ação concreta de valorização ao ciclista, no encerramento da Semana Nacional de Trânsito. “Estamos colocando, pela primeira vez, o ciclista na pista de prova, no momento mais importante da vida do candidato a condutor de veículo no nosso Estado, que é exatamente na pista de prova, tanto na prova prática para automóveis, como também na prova prática para ônibus e caminhão”.

A partir de agora, esses candidatos passam a ser avaliados à luz do Artigo 201, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que responsabiliza aquele que "deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta", caracterizando infração média e penalização com multa, nos casos de descumprimento.

De acordo com o coordenador da CRT, Urbano Júnior, com essa ação, o Detran-PB inovou, com o propósito de oferecer essa orientação aos candidatos à CNH, visando uma maior conscientização para uma convivência harmônica entre motoristas, motociclistas e ciclistas. “Quanto aos condutores que transitarem nas ciclofaixas, estarão cometendo infração gravíssima, com penalidade de multa até três vezes o valor, conforme prevê o Art. 193 do CTB”, enfatizou Urbano Júnior.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.