Sousa/PB -
Queda

Atividade e emprego recuaram na construção civil em fevereiro

A atividade está em 45,9 pontos e o emprego em 46,8 pontos.

Da Redação Repórter PB

25/03/2021 às 07:25

Imagem

Tamanho da fonte

Os índices de evolução dos níveis de atividade e de emprego na construção civil registraram nova queda em fevereiro de 2021, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A atividade está em 45,9 pontos e o emprego em 46,8 pontos.


Esse indicador varia de uma escala de 0 a 100, tendo uma linha de corte em 50 pontos, que separa o aumento da queda. Esse é o terceiro mês de recuo na atividade do setor e o quarto mês seguido de redução no número de empregos.


O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que a contração no início do ano é usual para o setor.

“Mas a segunda onda da pandemia e a necessidade de novas medidas de restrição de circulação, além da indefinição sobre a aprovação das reformas estruturais, como a tributária, criaram um ambiente de incertezas, que se reflete nas pesquisas”, explica o economista.

Segundo Marcelo Azevedo, no caso da construção civil, o contexto é de maior fragilidade em fevereiro em relação a janeiro deste ano, mas que alguns fatores mostraram a solidez do setor, como a Utilização da Capacidade Operacional (UCO), que se manteve em 61%. Esse é o maior percentual para meses de fevereiro desde 2014. 

A confiança do empresário da construção registrou queda de 5,5 pontos em março, em relação a fevereiro, está em 52,2 pontos, acima da linha de corte, o que indica confiança. Mas a queda acentuada levou o índice para baixo da média histórica.

A intenção de investir também registrou queda de 3,2 pontos e ficou em 38,5 pontos, mas está acima da média histórica de 34,8 pontos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.