Sousa/PB -
Ação

Campanha promove combate à violência doméstica no período junino

A coordenadora das Delegacias Especializadas de Mulheres do Estado, Maísa Félix, alerta que mesmo com a modalidade de boletim de ocorrência on-line.

Da Redação Repórter PB

10/06/2020 às 10:24

Imagem Violência Doméstica

Violência Doméstica ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A campanha educativa “São João em casa sim, com violência não” será lançada, nesta sexta-feira (12), nas redes sociais com foco no isolamento físico e com respeito às mulheres. A ação assinada pela Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav), coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, orienta sobre os mecanismos de prevenção e denúncia de crimes contra a dignidade feminina (Lei Maria da Penha nº 11.340/06).

Ano passado, a campanha ‘Não é Não também no São João’, do Ministério Público e Reamcav, tratava sobre as implicações da Lei de Importunação Sexual (Lei Federal 13.718/18), mas com a pandemia da Covid-19, a ação foi adaptada para as violências que ocorrem dentro de casa. Além de peças de divulgação virtual, será distribuído spot para rádios com o jingle “São João em casa sim, com violência não”.

A motivação da campanha foi transformada em música pelo compositor Fabiano Guimarães com o jingle “O São João esse ano está mudado/ não pode tá agarrado respeitando o isolamento/E a mulher deve ser bem respeitada / Não deve ser maltratada/Aqui fica o ensinamento”.

Integram a ação, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds) e da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh); Ministério Público da Paraíba (MPPB); o Tribunal de Justiça (TJPB) e outros parceiros.

“Agora a versão do isolamento físico no São João vai chegar em todos os municípios no período junino por meio das redes sociais e rádios. Toda a sociedade pode se engajar, multiplicando conhecimento como forma de prevenção e se apropriando dos meios para denúncia de crimes e atendimento às mulheres”, disse a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

Para a promotora Caroline Franca, a tradição das festas juninas não será esquecida, pois muitos artistas e grupos estão anunciando que farão shows, as chamadas “lives” durante todo o período. “Pensamos na mobilização em rede exatamente para nos unir com gestores e gestoras nesta divulgação, que deverá ganhar força no enfrentamento à violência contra as mulheres”, disse.

A juíza Graziela Queiroga, representante do Tribunal de Justiça na Reamcav, compreende que a campanha é uma forma bastante eficaz de informação e prevenção contra a violência doméstica, especialmente nesse período de isolamento social. “O São João terá um gosto diferente esse ano. Desfrutaremos em nossas casas, com o milho, a canjica, as bandeirinhas, muito forró e acima de tudo com respeito às mulheres. Por isso a importância em informar a todas elas e a sociedade como um todo que não devemos nos calar diante de qualquer violência”, afirmou.

A coordenadora das Delegacias Especializadas de Mulheres do Estado, Maísa Félix, alerta que mesmo com a modalidade de boletim de ocorrência on-line, as delegacias estão prontas para receber as mulheres em casos em todos os casos de violência durante o São João. “Estamos atuando com ações preventivas e com canais de denúncia, mas estamos também atentas e recebendo as mulheres nas delegacias”, garante.

Onde denunciar:
www.delegaciaonline.pb.gov.br
Em caso de violência física ou sexual procure a delegacia mais próxima de você.

Ligue:
197 - Disque denúncia Polícia Civil
190 - Disque Polícia Militar
9 9146-7175 - Renovação de Medidas Protetivas Online
3221-1673 - Patrulha Maria da Penha
98826-8844 - Centro de Referência da Mulher Campina Grande
99400-7022 - Centro de Referência da Mulher Sumé

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.