Sousa/PB -
Medidas

Programa Empreender lança campanha com alternativas para MPEs em tempos de Covid-19

A iniciativa deu destaque aos dispositivos da CLT que podem diminuir o impacto da pandemia nos micro e pequenos negócios.

Da Redação Repórter PB

06/04/2020 às 09:10

Tamanho da fonte

Responsáveis pela maior parte da geração de empregos formais no Brasil, as micro e pequenas empresas estão sofrendo um grande impacto com a pandemia do Coronavírus. Em pesquisa da Vhsys, startup de gestão empresarial, 78% dos pequenos negócios previu uma baixa superior a 30% no faturamento nos próximos 3 meses, período que a maioria dos entrevistados (69%) acredita que durará a crise. A pesquisa foi realizada duas semanas após o início da quarentena, e envolveu cerca de 10 mil empresários brasileiros.

Ainda segundo o estudo, entre as principais medidas adotadas para equilibrar as contas, estão o corte de gastos, o investimento em vendas online, o regime de teletrabalho/home office e até o fechamento temporário dos negócios.

Pensando na sobrevivência e sustentabilidade dos pequenos negócios, o programa Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, criou uma campanha com destaque para os dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que envolvem a segurança dos empresários e dos empregados em tempos de Covid-19. A ideia foi reunir alternativas que os empresários podem adotar em meio à crise e em tempos de quarentena e isolamento.

O programa é um exemplo de como a união dos empresários pode combater a mortalidade do micro e pequeno negócio no país. A proposta é transformar concorrentes em parceiros na hora de qualificar colaboradores, investir em tecnologias ou mesmo contratar fornecedores, para reduzir custos e melhorar a competitividade. “Neste momento de calamidade pública, o associativismo é um grande aliado dos empresários, que encontram uns nos outros incentivo para não desistir”, reforça o coordenador executivo da CACB e coordenador do Empreender, Carlos Rezende.

A CACB, que aposta no associativismo e executa o Empreender há mais de 20 anos no Brasil, está ao lado dos empresários para enfrentar os desafios decorrentes da pandemia que o mundo vive em 2020. “O momento exige reinvenção, criatividade e pensamento conjunto. É preciso repensar formas de negociar e comercializar”, defende o vice-presidente da micro e pequena empresa da entidade, Luiz Carlos Furtado Neves.

Ele também aponta como a união com outras empresas incentiva a trocar ideias e, consequentemente, pode ajudar na busca por maneiras criativas de superar a crise: “As associações comerciais promovem os ambientes ideais para isto por meio dos núcleos setoriais do Programa Empreender, reuniões de diretoria e ações específicas. Além da construção de uma poderosa rede de relacionamentos, o associativismo pode colaborar diretamente para amenizar os efeitos da crise econômica por meio da parceria entre empresários”, conclui.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.