Brasília

Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo é relançada esta semana

Cerimônia em Brasília, nesta quarta-feira, reúne parlamentares e representantes do setor produtivo nacional

Cerimônia em Brasília, nesta quarta-feira, reúne parlamentares e representantes do setor produtivo nacional. Empresários das oito maiores entidades de negócios do país participam.

Na noite de quarta-feira (27), a Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) dará posse à sua nova diretoria, em cerimônia realizada no Clube Naval, em Brasília. Criada em 2015, com ampla participação dos parlamentares naquele ano - 250 deputados e 21 senadores, a Frente CSE tem como objetivo auxiliar na formulação de diretrizes que apoiem os setores que representa em importantes demandas, como, por exemplo, na simplificação da carga tributária e na desburocratização do ambiente de negócios.

Entre os pleitos assumidos, destaca-se, por exemplo, a aprovação da reforma trabalhista, em 2017. À época, o presidente da CSE era o atual secretário da Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, que foi, também, o relator do projeto na Câmara dos Deputados. A presença dele na cerimônia desta semana é certa. E este ano, a aprovação da reforma da Previdência encabeçará o trabalho dos parlamentares, que defendem a urgência no equilíbrio das contas para permitir que o jovem trabalhador de hoje também possa ter algum benefício no futuro, já que o crescimento populacional e o aumento da expectativa de vida só tendem a continuar.

O atual presidente da Frente, deputado Efraim Filho (DEM/PB), destaca também a importância da presença dos empresários no evento - em apoio ao parlamentar de seu estado na Câmara ou no Senado - para fortalecer a articulação com foco no desenvolvimento e fortalecimento do mercado: "Um setor que gera emprego, gera renda, assina carteira e paga tributos não pode ficar alheio às discussões que irão definir o futuro do nosso Brasil", afirma.

Para o mandato de 2019, a Frente terá ainda os seguintes nomes:

· Vice-presidente da Câmara dos Deputados: Domingos Sávio (PSDB/MG)

· Vice-presidente do Senado Federal: Izalci Lucas (PSDB/DF)

· 2º vice-presidente da Região Norte: Alan Rick (DEM/AC)

· 2º vice-presidente da Região Nordeste: João Roma (PRB/BA)

· 2º vice-presidente da Região Centro-Oeste: Bia Kicis (PRP/DF)

· 2º vice-presidente da Região Sudeste: Vitor Lippi (PSDB/SP)

· 2º vice-presidente da Região Sul: Luiz Nishimori (PR/PR)

· Secretário geral: Laercio Oliveira (PP/SE)

· 1º secretário: Eduardo Bolsonaro (PSL/SP)

· 2º secretário: Herculano Passos (MDB/SP)

· 3º secretário: Átila Lira (PSB/PI)

· 4º secretário: Luis Miranda (DEM/DF)

· Articulação política na Câmara: Emanuelzinho (PTB/MT)

· Articulação política no Senado: Marco Rogério (DEM/RO)

· Coordenação de Assuntos Tributários: Rodrigo Coelho (PSB/SC)

· Coordenação de Assuntos Trabalhistas: Glaustin da Fokus (PSC/GO)

· Coordenação de Desregulamentação: Vinícius Point (Novo/SP)

· Coordenação de relação com o Consumidor: Osires Damaso (PSC/TO)

· Coordenação de Empreendedorismo: Lourival Gomes (PSL/RJ)

· Coordenação de Tecnologia e Comunicação: Joice Hasselmann (PSL/SP)

Relação com os empresários

Uma das metas da Frente é abrir diálogo com os empresários. Os parlamentares têm o apoio da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), que é formada pelas maiores instituições do setor: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que atualmente preside o grupo. A UNECS foi criada em 2014 e é responsável por 15% do PIB brasileiro; 65% das operações de crédito e débito no país e pela geração de 22 milhões de empregos diretos.

Serviço

O QUE: Posse da diretoria da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

QUANDO: 27 de março de 2019, 19h

ONDE: Clube Naval de Brasília

QUEM: Parlamentares e representantes do setor produtivo

POR QUE: Acompanhar momento de diálogo de empresários com parlamentares em prol da melhoria do ambiente de negócio e conhecer o foco das discussões do novo mandato.

Repórter PB

Destaques