Sousa/PB -
Educação

Estudantes da Rede Estadual da 1ª Regional de Ensino participam da Robotec Paraíba

Na categoria “Corrida Sustentável”, os vencedores foram “Os Betas”, “RioRobot” e “Falcões” no Ensino Médio e “JRoBos”, “Mark 18” e “IFC Robótica”, no Ensino Fundamental

Da Redação Repórter PB

08/08/2018 às 18:01

Tamanho da fonte

Cerca de 130 estudantes de 22 escolas da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, participaram nesta terça-feira (7) do 3º Campeonato de Robótica Educacional (Robotec PB). O evento foi realizado no ginásio do Centro de Formação de Professores, em João Pessoa, e contou com a organização do cerimonial dos alunos do curso de Eventos da Escola Estadual João Goulart. Além da 1ª GRE, outras gerências em todo o Estado também estão realizando os eventos.

A competição foi elaborada em duas categorias: “Seguidor de Faixa voltado para Acessibilidade e Educação no Trânsito” e “Corrida Sustentável”. Na categoria “Seguidor de Faixa”, os três primeiros lugares do Ensino Médio foram as equipes “The Bits” (E. E. Padre Hildon Bandeira – João Pessoa); “Expreme Danger” (E. E. José Guedes Cavalcante – Cabedelo) e “Syber” (E.E. Irineu Pinto – Bayeux). Os vencedores do Ensino Fundamental foram as equipes “Dragon Bolt”, “Wall - E” e “CPDAC TX”, todas do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), de João Pessoa.

Na categoria “Corrida Sustentável”, os vencedores foram “Os Betas”, “RioRobot” e “Falcões” no Ensino Médio e “JRoBos”, “Mark 18” e “IFC Robótica”, no Ensino Fundamental.

A estudante Ana Letícia de Almeida Leite, de 15 anos, aluna da 2ª série do Colégio da Polícia Militar, contou como foi participar pela primeira vez do evento. “Esta é a primeira vez que competimos, pois iniciamos a robótica na nossa escola há apenas 2 meses. Estamos adorando, nos divertimos muito! O aprendizado capacita os alunos e abre a nossa mente sobre outras possibilidades para o futuro”, disse a aluna, que desenvolveu, junto com sua equipe, um robô especial. “Nosso robô reciclável foi feito com uma caixa de leite e decorado com adereços femininos, como laço de fita, para mostrar que robótica também é coisa de menina”, finalizou Ana Letícia.

Já o estudante Vinícius Silva Sousa, de 16 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Padre Hildon Bandeira e participa pela segunda vez do evento, conta que constatou a evolução dos participantes nesta edição. “Este é o nosso segundo ano de competição e observamos um avanço positivo tanto no número de equipes que aumentou quanto na qualidade da forma dos robôs. Isso deixa a competição ainda mais legal”, explicou o aluno.

Wleika Quirino, gerente da 1ª GRE, destacou a importância do evento. “Vemos a diferença a cada ano. Percebemos, dentro das nossas escolas, que os alunos que antes eram tímidos e quase não queriam participar de nenhuma atividade na escola e se interessaram pela robótica hoje estão aqui curtindo participar da competição, com segurança do que estão fazendo. Fora o trabalho interdisciplinar da robótica, que inclui conhecimentos de matemática, física, além do trabalho em equipe”, completou a gerente.

A RoboTecPB tem como objetivo desenvolver nos estudantes o raciocínio lógico e as habilidades aplicadas à Matemática; ampliar o conhecimento em leitura e escrita incentivado pela compreensão da programação dos robôs; estimular nos professores e estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de Ensino o interesse pelo desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da utilização dos kits de robótica educacional adquiridos pelo Governo do Estado da Paraíba.

A competição também pretende estimular o espírito de equipe e a capacidade criativa dos estudantes e professores, além de expor os conceitos tecnológicos inerentes à robótica à comunidade, fomentando seu crescimento dentro das instituições de ensino, incentivando o desenvolvimento de tecnologias robóticas aplicáveis ao cotidiano da escola e do entorno escolar.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.