Sousa/PB -

Poço Dantas-PB: Ex-vereadora e dirigente do PSB, professora Eva emite nota para homenagear o Dia Internacional da Mulher

A ex-vereadora, ex-candidata a prefeita de Poço Dantas e professora Maria Eva de Sousa Lira emite nota para homenagear o Dia Internacional da Mulher que é comemorado do dia 08 de março

Da Redação Repórter PB

08/03/2018 às 09:41

Imagem eva

eva ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A ex-vereadora, ex-candidata a prefeita de Poço Dantas e professora Maria Eva de Sousa Lira emite nota para homenagear o Dia Internacional da Mulher que é comemorado do dia 08 de março. O Dia Internacional da Mulher é sempre uma data marcante seja pela suas conquistas, seja lembrando as suas históricas reivindicações. O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial.

Parabenizo todas as mulheres poço-dantenses, em especial as mulheres trabalhadoras do meio rural, dos movimentos sociais, as sindicalistas, as professoras, as profissionais de saúde, as servidoras públicas, as autônomas, domésticas, do lar, empresárias, comerciantes e comerciárias da minha querida cidade de Poço Dantas.

Parabenizo o nosso governador Ricardo Coutinho pelo lançamento da Campanha “ Pela Vida das Mulheres – Decisão e Participação”.

Precisamos reconhecer que muitos avanços aconteceram, e cada vez mais as mulheres ocupam lugares de destaque em nossa sociedade, mas ainda há muito que se conquistar em termos de representatividade nos parlamentos. Na Paraíba, apenas 15% dos 2.560 cargos eletivos são ocupados por mulheres.

No Dia Internacional da Mulher temos que fazer essa análise sobre a participação feminina na política. Somos mais da metade dos eleitores brasileiros e ainda ocupamos tão pouco espaço no que se refere a ocupação de cargos eletivos. A Lei 9.504/1997 prevê uma participação mínima de 30% de candidatas. O nível de participação de mulheres no poder é um indicador confiável do grau de amadurecimento da democracia. Quando melhora a democracia as mulheres vencem.

A paridade de gêneros ainda não alcançou o Poder Legislativo nem os órgãos públicos do Estado brasileiro e isso precisa ser superado. Neste mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, devemos nos encorajar para educar a sociedade a lutar pela igualdade de gênero e combater todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres: física, psicológica, patrimonial, sexual ou econômica.

Inúmeras pesquisas mostram, há anos, a vergonhosa prevalência da violência contra o sexo feminino no Brasil. Assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição e feminicídio. È fundamental combater o machismo, o racismo contra negras e a falta de equidade salarial. Brasil é o 5º País no mundo em feminicídio. Nós precisamos de respeito e de igualdade de direitos.

Com o golpe as mulheres estão perdendo a cidadania. Este governo golpista está tirando os direitos das mulheres. As conquistas e avanços assegurados nos governos de Lula e Dilma e todas as políticas públicas implantadas neste período estão sendo descontruídas por esse governo ilegítimo de Michel Temer. Nós estamos vivendo uma ruptura do Estado Democrático de Direito e isso sempre ameaça os nossos direitos.

Nós mulheres, desejamos mais educação para nossos filhos e netos, mais saúde, mais diálogo, liberdade, direitos, leveza, força, conquistas, espaço e sucesso.

Parabéns a todas as mulheres poço-dantenses!!!


Poço Dantas-PB, 08 de março de 2018.
Maria Eva de Sousa Lira
Ex-vereadora, ex-candidata a prefeita, dirigente do PSB e professora

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.