Capítulos Finais

Negociação avança, e Flamengo está muito perto de acerto com Filipe Luís

Conversas entre clube e lateral-esquerdo caminham para um final feliz; VP de futebol, Marcos Braz afirma que Rubro-Negro pediu um tempo para analisar resposta do jogador

Após longa negociação, o Flamengo está muito perto de acertar a contratação de Filipe Luís. A situação avançou bem nesta sexta-feira, e as partes envolvidas estão confiantes no final feliz, apesar de o contrato ainda não estar assinado.

Depois de reuniões presenciais esta semana em Madri, o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, e o diretor de futebol Bruno Spindel continuam a negociação desde o Rio, para onde voltaram na manhã desta sexta. Nas últimas horas, a cautela se transformou em otimismo.

Na noite desta sexta-feira, Marcos Braz deu entrevista coletiva no Ninho do Urubu depois da apresentação de Gerson e Pablo Marí e falou das tratativas envolvendo Flamengo e Filipe Luís. Segundo o vice-presidente de futebol do clube, as duas partes ainda negociam uma possível chegada do lateral-esquerdo à Gávea.

- Essa resposta é complexa. Quando estivemos nos primeiros momentos dessa tentativa, tinha uma questão central: 14 anos vividos na Europa, era uma decisão de vida. A gente começou a fazer consultas e assim começou o processo. No meio disso tinha uma Copa América, ele pediu para esperar. Pela importância da competição, pelo jogador que é. O Flamengo em nenhum momento se apequenou. A gente entende que tempo demais incomoda torcedor, mas temos nossa estratégia nessa possível contratação.

 E vamos seguir até o fim. O jogador ainda não está contratado e pode não ser contratado. E ninguém vai morrer por isso. Se por um acaso o Filipe Luís teve análise de outra proposta, a gente também analisou outros jogadores. Mas tudo dentro da correção. Dessa vez nós que pedimos um tempo

As conversas entre clube e lateral-esquerdo começaram antes mesmo da Copa América, mas o jogador avisou que só decidiria seu futuro depois da competição.

Filipe Luís não poderá jogar as oitavas de final da Libertadores, mas, se assinar, será o principal reforço do Flamengo para o segundo semestre e terá condições de disputar as quartas de final da competição continental se o Rubro-Negro passar pelo Emelec.

Atualmente, o técnico Jorge Jesus tem duas opções para a lateral esquerda: Renê e Trauco. Caso a contratação se confirme, Filipe Luís chega com status de titular absoluto da posição.

O jogador, que fará 34 anos no dia 9 de agosto, começou a carreira no Figueirense e se transferiu cedo, aos 19 anos, para o Ajax. Na Europa, fez longa carreira e começou a se destacar pelo La Coruña, clube que defendeu entre 2006 e 2010. Depois disso, foram oito temporadas pelo Atlético de Madrid, com um ano no Chelsea no meio das duas passagens pela equipe da capital espanhola.

MARCOS BRAZ SOBRE OUTRAS NEGOCIAÇÕES

Cuéllar: Teve conversa, foi muito boa, mas dois dias depois iríamos viajar. Ficou acertado que ao retornar iríamos ter nova tratativa com ele e empresário. Chegamos hoje de manhã da Europa, então ninguém fugiu. Após o jogo de Guayaquil vamos conversar.

Reinier: Não tem nenhuma proposta de Everton. Proposta a gente analisa quando está no papel, documento. Ele parece estar no radar de grandes clubes na Europa, mas estar no papel é uma diferença enorme. Não tem nenhuma tratativa do Flamengo com o Everton.

Atacante: A gente tentou, não conseguiu. Aqui não é seleção brasileira, que aponta. Simplesmente não conseguimos. Tivemos um êxito acima da média, acho que muito bom. Podemos colocar inclusive o técnico. Atacante por enquanto não foi possível.

Trauco: Não recebemos nenhuma proposta pelo Trauco. A gente entende proposta quando está documentado. Não necessariamente o Filipe Luis vindo tem que liberar o Trauco. A gente vai analisar as propostas dentro dessa janela que se estende.

Globo Esporte.

Repórter PB

Destaques