Sousa/PB -
Aulas Virtuais

Em parceria com o Google, Senai-PB capacita alunos e mantêm aulas durante a pandemia

Em todo o estado, mais de 2.000 alunos distribuídos nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Patos, Sousa e Caaporã estão assistindo web aulas.

Da Redação Repórter PB

01/04/2020 às 19:56

Imagem Aluno

Aluno ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Em meio à pandemia da COVID* 19, o SENAI da Paraíba em parceria com o Google está utilizando ferramentas de tecnologias educacionais como o Google For Education, através do ecossistema “Meu SENAI”, para que o processo do ensino e aprendizagem não seja comprometido, devido ao isolamento social vivenciado por alunos e instrutores.

Em todo o estado, mais de 2.000 alunos distribuídos nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Patos, Sousa e Caaporã estão assistindo web aulas, desenvolvendo atividades e tirando dúvidas nos plantões online, e o melhor, mantendo uma rotina de estudos, sem sair de casa. A assiduidade dos alunos está sendo monitorada e em média, 95% dos alunos têm suas frequências registradas. Os instrutores do SENAI PB dão todo o suporte necessário. E além das aulas virtuais, outros canais de comunicação estão sendo utilizados com o alunado, a exemplo do WhatsApp, You Tube, SENAI Play, entre outros.

Em parceria com Google For Education nas salas de aulas virtuais, os instrutores têm a disposição ferramentas como Google Classroom, Zoom, LMS T2K, Google Meets entre outros subsídios da Google. Um diferencial nestas ferramentas, é que os alunos que não tem acesso a computadores e notebooks, poderão manter seu ritmo de estudos, também através do smartphone.

O coordenador de Educação à Distância do SENAI, Wendell Ross detalhou todo o processo. “Estamos trabalhando remotamente através do ecossistema Meu SENAI, que é um único ecossistema em que temos as ferramentas da Google como o Google Docs, Google Planilhas, Google Classroom, unidas às ferramentas do SENAI, como estante virtual, biblioteca, Mundo SENAI Docente, entre outros. Essa ferramenta é integrada ao nosso Sistema de Gestão Escolar- SGE e automaticamente os alunos matriculados no Sistema, têm uma conta criada na Google e disponibilizada no ecossistema Meu SENAI. Com isso, todos os instrutores e turmas têm a facilidade de utilizar a ferramenta, que permite aos nossos instrutores avaliar os exercícios e registrar a frequência através da participação”, informou.

Além de todo o suporte aos alunos, três vezes por semana os instrutores participam de uma webconferência com a Coordenação de Tecnologias Educacionais do SENAI, para tirar dúvidas e também para avaliar o acompanhamento das turmas.

Já para os cursos EaD oferecidos pelo SENAI, continua sendo utilizado a plataforma Time To Know, que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem próprio paras os cursos do SENAI PB à distância. Os encontros presenciais para estes cursos estão suspensos até o isolamento social terminar.

“Neste momento em que vários países do mundo, dentre eles o Brasil enfrenta esta pandemia de COVID-19, o SENAI continua sua missão, de capacitar jovens para o trabalho nas indústrias. Passado o isolamento social, o segmento industrial precisará de mão de obra capacitada e competente para superar os desafios que surgirão, e nossos alunos estarão aptos para enfrentá-los”, ressaltou o Gerente de Educação do SENAI PB, Janildo Sales Figueiredo.

Outras informações podem ser obtidas através dos e-mails: [email protected] e/ou [email protected].

Assessoria de Comunicação

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.