paraíba

Secretaria lança edital do 2º Concurso de Redação do Se Liga no Enem Paraíba

O concurso envolve todas as escolas do ensino médio da pública em quatro etapas: a primeira acontece de 27 a 31 de maio

A secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) lançou, nessa terça-feira-feira (21), o edital para o 2º Concurso de Redação com o tema “Educação emocional no combate à ansiedade e à depressão”. O concurso é uma ação do Núcleo de Redação do programa Se Liga no Enem Paraíba destinado a todos os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de educação, com o objetivo de valorizar e estimular a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa. O edital está disponível no site do Se Liga no Enem: seliganoenem.pb.gov.br

O concurso envolve todas as escolas do ensino médio da pública em quatro etapas: a primeira acontece de 27 a 31 de maio, quando o tema será discutido nas escolas. A segunda é a aplicação da redação, que acontecerá em cada unidade de ensino de 3 a 7 de junho.

A segunda etapa é a correção e seleção das redações. O professor de Redação seleciona entre os estudantes a redação com melhor desempenho, segundo as competências exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e envia para sua respectiva gerência regional no prazo de 10 a 14 de junho. Cada escola pode enviar apenas uma redação selecionada e cada estudante participa com apenas um texto.

A terceira etapa é realizada por cada uma das 14 Gerências Regionais, que seleciona entre suas escolas as três melhores redações e envia de 17 a 26 de junho para a Secretaria para concorrer na etapa estadual. O envio das redações pela Gerência para a etapa estadual é feito pela Plataforma EAD, no endereço: seliganoenem.pb.gov.br na seção ‘Redação Concurso’, com o nome completo do discente e do orientador, identificação da escola e da Gerência.

Através do Núcleo de Redação é feita a seleção das 10 melhores redações das escolas da Rede Estadual. O concurso premia os três primeiros lugares entre estudantes e professores, com certificados, brindes e troféus. Todos os 10 primeiros colocados recebem certificados.

As redações serão corrigidas por professores do Núcleo de Redação do Ensino e da Plataforma EAD. Para classificação, os textos passarão por duas avaliações. Os critérios de correção adotados serão os mesmos previstos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia irá divulgar os dez alunos classificados no dia 9 de julho.


A redação será desclassificada caso fique constatado que não tenha sido elaborada pelo próprio concorrente inscrito (plágio), fuja do tema proposto ou não obedeça à tipologia exigida.

A Redação - O tema da redação será: Educação emocional no combate à ansiedade e à depressão. O título é opcional e o objetivo é fazer com que o tema seja um convite à reflexão acerca de possíveis soluções para, por meio da educação, combater as patologias que afligem a sociedade. Os concorrentes deverão desenvolver a ideia sobre o tema em, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, à caneta tinta preta, em papel próprio da Secretaria, a ser disponibilizado pelo Núcleo de Redação. Os textos que não obedecerem aos limites de linha e não corresponderem ao tema determinado neste regulamento serão desclassificados automaticamente.

1º Concurso - A primeira edição do concurso aconteceu no primeiro bimestre. A premiação dos estudantes vencedores foi realizada na cidade de Patos, no Se Liga No Enem Festival, no dia 11 de maio. A redação teve como tema ‘Violência na Escola’. O primeiro lugar foi para o aluno da Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vita, em Coremas, Carlos André Ferreira de Sá, que tirou 1.000 pontos. O segundo lugar foi para o aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Margarida Dias, na cidade de Pedro Régis, Júlio César da Silva Mendonça, com 960 de pontuação, e o terceiro lugar para o estudante da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité, Daniel da Silva Oliveira Lucena, com a pontuação de 920.

Repórter PB

Destaques