Oportunidade

Funesc oferece curso de capacitação para profissionais de bibliotecas públicas em Cabedelo

O treinamento básico está dividido em duas etapas

O município de Cabedelo recebe, nos dias 25 e 26 de abril, curso de capacitação para profissionais que atuam no âmbito de bibliotecas públicas no Estado. O treinamento é oferecido pela coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, por meio da Funesc. A capacitação é ministrada pela própria coordenadora do SEBPP, Cybelle Macedo. Durante os dois dias, as aulas serão ministradas no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

O treinamento é oferecido gratuitamente e os interessados podem se inscrever presencialmente na Biblioteca Aderbal Piragibe, onde serão realizadas as aulas ou enviando seus dados por e-mail para [email protected] As matrículas são aceitas até a data de início do curso.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que já trabalha em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor.

As turmas são limitadas em 25 vagas em cada cidade aonde o curso vem sendo realizado. Esse critério de limitar a quantidade de pessoas é uma forma de atender melhor aos participantes, sobretudo, nas aulas práticas.

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na teórica, o aluno recebe informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação. O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, preservação e conservação do acervo.

Software – Ao ministrar o curso, a equipe divulga e dissemina o software livre chamado “Biblivre” para todas as unidades públicas, comunitárias e rurais. “No curso, fazemos a divulgação dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização”, explica Cybelle Macedo.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, que é vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional, é sediado na de Biblioteca Juarez da Gama Batista, do Espaço Cultural. O Sistema dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico.

Repórter PB

Destaques