Sousa/PB -
Capital

33° Salão do Artesanato é lançado e vai reunir trabalhos de 400 artesãos em megaestrutura à beira-mar de Cabo Branco, em João Pessoa

O lançamento foi prestigiado por diversas autoridades e parceiros.

Da Redação Repórter PB

07/01/2022 às 17:49

Tamanho da fonte

O Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), promoveu, nesta sexta-feira (7), em João Pessoa, o lançamento da 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. O evento, que tem como tema "Toda Arte que Vem do Mar", vai reunir 400 expositores, de 12 de janeiro a 6 de fevereiro, em uma megaestrutura montada na Orla de Cabo Branco, na Capital. O lançamento foi prestigiado por diversas autoridades e parceiros.


Nesta edição, artesãs que trabalham com matérias-primas do ambiente marinho, como escamas de peixe e cascalho de marisco, serão as homenageadas, conforme o governador João Azevêdo prometeu. As artesãs são dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa.
 
O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, que representou o governador João Azevêdo e a primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, disse que a retomada do Salão do Artesanato de forma presencial traz boas expectativas. "A retomada desse Salão de maneira presencial é um sopro de esperança,  cria uma expectativa de que dias melhores virão, fortalecendo cada vez mais a produção artesanal aqui na Paraíba", disse, elencando as ações do Governo do Estado em outros setores e agradecendo a parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.
 
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou a importância do Salão no calendário de eventos do Estado. "Cada Salão é esperado com muita expectativa, principalmente depois da pandemia. É um momento do contato entre o artesão e o público, gerando boas vendas e valorização de seu trabalho. Quero parabenizar o governador João Azevêdo e a presidente de Honra do Programa do Artesanato, Ana Maria Lins, pelas ações em prol do segmento e também ao nosso artesão, à nossa artesã, por ter entendido a necessidade das restrições por conta da Covid-19 e por ter acreditado que este momento chegaria", destacou.
 
Por sua vez, o coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Curimataú e Seridó (Procase), Aristeu Chaves, comentou que a realização presencial do 33° Salão representa um momento de felicidade para o segmento. "A pandemia trouxe um momento muito difícil para o artesão e artesã do nosso Estado. Na produção, até ele os artesãos conseguiam. No entanto, a restrição sanitária tornou muito difícil a comercialização. E é por isso que este momento está sendo tão comemorado", afirmou.
 
O secretário executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa, parabenizou as ações do Governo do Estado em prol do artesanato e também os artesãos que participam do Salão. "É um momento de celebração depois de tudo que enfrentamos por conta da pandemia. Parabenizar o governador João Azevêdo pelas ações que adotou a favor do segmento", comentou.
 
Já o secretário executivo de Turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, disse que, ao mesmo tempo em que fomenta renda, o Salão do Artesanato ajuda na divulgação das riquezas da Capital, fato evidenciado pelo tema desta edição do evento. "A temática desta edição é o mar, e nada mais importante que esta parceria com o Governo do Estado, oferecendo ao artesão a possibilidade de grandes vendas no mês de janeiro", afirmou.
 
O diretor financeiro do Sebrae-PB, Neto Franco, falou da importância da parceria com o Governo do Estado. "O Sebrae está de mãos dadas com o Governo do Estado, visando o sucesso desse evento, que começa nesta quarta-feira, dia 12. Esse Salão é um momento ímpar tanto para nós que fazemos o Sebrae quanto para os empreendedores", observou.
 
Prestigiaram ainda o lançamento a curadora do Programa do Artesanato Paraibano, Janete Lins; a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; o presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, entre outros auxiliares do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
 
Homenagens e novidades - Com O tema "Toda Arte que Vem do Mar", a 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano vai homenagear artesãs que produzem a partir de matérias-primas do ambiente marinho, a exemplo de conchas de marisco e escamas de peixe, conforme promessa do governador João Azevêdo ainda no primeiro ano à frente do Governo do Estado.
 
Oriundas dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa, o que não falta é expectativa nas artesãs e sentimento de gratidão, como ressaltou a artesã de Cabedelo Teresa Júlio: "A gente sempre teve vontade de ser homenageada. Foi quando, no último Salão presencial, sugeri ao governador João Azevêdo e ele prometeu que na próxima edição as artesãs marisqueiras ganhariam essa homenagem. Estamos muito felizes e nos sentindo ainda mais valorizadas", disse.
 
Outra artesã que não esconde a alegria pela homenagem é Lia Caju, do município de Pitimbu. "O nosso artesanato, feito a partir da nossa primeira fonte de sustento, que é o mar, ser homenageado num evento desse tamanho não tem palavra que explique. Somos só alegria", ressaltou.
 
A temática desta edição criou oportunidades para a participação de novos talentos, como Josicleide Francelino, do bairro Renascer, em Cabedelo. "A responsabilidade veio em dobro: participar do Salão e ser homenageada junto com as minhas colegas. Vou oferecer o melhor a quem visitar o Salão", disse.
 
Além da ambientação por conta do tema, o Salão do Artesanato Paraibano vai contar ainda com um espaço em homenagem à renda renascença, que vai ser decorado com uma grande réplica do Centro  de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), localizado em Monteiro, no Cariri paraibano, e entregue pelo governador João Azevêdo, em parceria com a Prefeitura do município, em novembro do ano passado.
 
Com uma megaestrutura à beira-mar de Cabo Branco, o 33° Salão do Artesanato Paraibano será um grande local de encontro entre famílias e amigos, sejam paraibanos ou apenas que visitam a cidade.
 
O horário de visitação será das 16h às 22h, de 12 de janeiro a 6 de fevereiro. A entrada será  gratuita mediante a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, sendo facultativa a doação de 1 kg alimento não perecível, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Humano e o Hospital Padre Zé.
 
O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba  (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.
 
 33° Salão do Artesanato Paraibano
 
 Data: 12 de janeiro a 6 de fevereiro
 Visitação: 16h às 22h
 Local: Avenida Cabo Branco (após o Jangada Clube)

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.