Sousa/PB -
Evento

11º Festival da Pamonha antecipa festividades do “Maior São João do Mundo”

Evento organizado pela UNINASSAU vai homenagear dois jovens e promissores artistas e realizar apresentações culturais, mostra gastronômica e muitas outras atividades

Da Redação Repórter PB

21/05/2018 às 17:20

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

São João é tempo de comemoração, comida típica, forró e muita alegria. E como não poderia ser diferente, na cidade do “Maior São João do Mundo” a festa começa mais cedo. É por isso que a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande escolheu o mês de maio para realizar a maior prévia das festas juninas: o Festival da Pamonha, que, em 2018, completa sua 11ª edição. Idealizado pela coordenação do curso de Nutrição da UNINASSAU, a atividade acontece entre os dias 22 e 25 de maio, no campus Estação Velha.

Em edições anteriores, o festival atingiu proporções surpreendentes pela diversidade de apresentações culturais, feira de negócios estudantis, mostra gastronômica, concurso de noivos juninos e de quadrilhas juninas, trios de forró, emboladores de coco, dentre outras atividades típicas da época. O Festival da Pamonha traz o tema “Nessa Feira Tudo Tem” em homenagem a tradicional feira livre de Campina Grande, que completa 93 anos em 2018.

No Festival da Pamonha os estudantes de todos os cursos oferecidos pela Instituição se unem formando um grande público para conferir as festividades juninas. A Feira de Comidas Típicas, organizada pelos estudantes de Gastronomia, Nutrição e Administração, é o ponto alto da festa, com degustação de pratos tradicionais que não podem faltar no período junino. Pratos como tapioca, pamonha, canjica, bolos de milho e mandioca, empadas, caldinho de mocotó, beijú, entre outros alimentos, farão parte do variado cardápio da festa. O evento é completamente gratuito e aberto à comunidade.

A UNINASSAU traz a regionalidade para a academia e leva a academia para as discussões próprias da cultura popular. Por isso, os profissionais que trabalham com barracas e tendas no período junino também participam dos cursos pontuais oferecidos pela Instituição. De acordo com Janemary Malheiros, coordenadora do curso de Nutrição, o evento já tem marca registrada na cidade. “Os concursos chamam a atenção pelas receitas incrementadas e a Feira engrandece a atividade comercial, própria desta época. O Festival da Pamonha já é um evento bastante conhecido na cidade, nós apenas desenvolvemos o que já era bom, e que este ano será muito melhor”, destacou.

Homenagem aos artistas

Na ocasião da abertura do evento, é feita a tradicional homenagem ao artista do ano no festival. Em 2018, as homenagens serão destinadas a dois jovens e promissores artistas que representam coragem, atitude e vitalidade necessária para ganhar os palcos do Nordeste: Gitana Pimentel e Fábio Guimarães, interpretes da poesia e da música popular brasileira. Gitana Pimentel é talentosa, eclética e sensível. É cantando muito que a artista se destacou em programas de televisão e prêmios nacionais, mostrando toda a sensibilidade na voz e nos gestos de uma cantora de voz poderosa e marcante. Fabiano Guimarães é o poetinha, sanfoneiro de berço. Começou a carreira aos 12 anos de idade e com o forró nas veias, está até hoje encantando o público com o que gosta, que é tocar sanfona e cantar as tradições do povo. Os dois artistas já foram destaque no palco principal do “Maior São João do Mundo” e este ano serão destaque no Festival da Pamonha.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.