
14/11/2025 às 12:28
As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro realizam mais uma etapa da Operação Contenção. O objetivo é deter a expansão da facção criminosa Comando Vermelho no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

O balanço parcial aponta a prisão de oito criminosos e a apreensão de duas pistolas e drogas.
Entre os alvos dos mandados de prisão, busca e apreensão está o irmão do vereador Marcos Henrique Matos de Aquino, do Republicanos, além de pessoas próximas a ele. Todos são investigados por suspeitas de envolvimento com o núcleo da facção criminosa.
O vereador não era um dos alvos, mas foi preso em flagrante: no carro oficial da Câmara de Vereadores os policiais encontraram uma arma de fogo com registro no nome de outra pessoa e remédios de uso controlado.
Em nota, a defesa de Marcos Henrique Matos de Aquino afirmou que a prisão foi arbitrária, alegou perseguição política e anunciou medidas para a libertação dele.
A operação de hoje é resultado de quase um ano de investigação da polícia, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da capital.
Os policiais também estiveram em Duque de Caxias, outra cidade da Baixada, onde prenderam quatro na comunidade Vai Quem Quer. No local, foram apreendidas armas, munições de diversos calibres, radiotransmissor, acessórios táticos e uma grande quantidade de drogas prontas para venda.
Além de deter o avanço do crime organizado e prender traficantes, a Operação Contenção visa desarticular a estrutura financeira, logística e operacional das facções.
1:40Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera