
11/11/2025 às 19:52
O Governo do Paraná confirmou, nesta terça-feira (11), a sétima morte após a passagem de três tornados pela região Centro-Sul do Estado, na última sexta.

A vítima, de 70 anos de idade, morreu no sábado, como detalhou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
O secretário esteve em Rio Bonito do Iguaçu, nesta terça, para avaliar a situação de prédios e organizar a retomada da normalidade do sistema de saúde local.
O município foi o mais afetado pelos tornados com ventos de 330 km/h: cerca de 90% das edificações da cidade foram danificadas.
Entre elas, a de um PAM, um Pronto Atendimento Municipal, que estava em construção, com 96% das obras concluídas, como explicou Beto Preto.
“É uma obra de 900 metros quadrados, que assemelha a uma UPA Federal. Os recursos já estavam à disposição para comprar móveis, equipamentos e colocar à disposição da população. Também foi fortemente atingido, houve danos e avarias, mas parece que não afetou as estruturas. Todas as estruturas que foram atingidas na saúde serão atendidas nesse momento com o governo do estado do Paraná”.
O novo PAM deve ser entregue em 90 dias, segundo o secretário. O pequeno centro de especialidades da cidade também foi fortemente atingido.
Já as quatro unidades básicas de saúde e o centro de saúde praticamente não foram afetados.
E como a cidade não tem hospital, as vítimas foram levadas para Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Cascavel e Chopinzinho.
Foram 835 atendimentos; 20 pessoas seguem internadas. De acordo com o secretário, a preocupação também é com o atendimento cotidiano.
“Pacientes em hemodiálise e que fazem o pré-natal, em tratamento oncológico, pacientes com doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças pulmonares, tudo isso tem que continuar. Então, nós fizemos uma reunião nesta segunda-feira com a Secretaria Municipal de Saúde e eles já rapidamente se organizaram e, se for necessário levar veículo, se for necessário contratar mais algumas pessoas, o governador Ratinho Júnior já deu essa orientação para acontecer”.
Beto Preto disse que a Secretaria prepara uma nova leva de insumos hospitalares, como soros, ataduras e seringas. Cerca de 17 mil já foram enviados a Rio Bonito do Iguaçu.
2:45Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera