
06/10/2025 às 11:41
Visitar as favelas cariocas é uma prática turística comum. Pensando nessa forma de enxergar o Rio de Janeiro, foi lançado o guia "Descubra a favela - Um guia para viver a favela de dentro", que mapeia locais de lazer e gastronomia em morros do Rio. 

A publicação reúne experiências turísticas sustentáveis e comunitárias e conecta os visitantes aos empreendedores das comunidades. Também se propõe a promover a economia criativa e o protagonismo dos moradores.
Entre os negócios rastreados estão o coletivo Nós do Crochê, projeto de capacitação profissional para mulheres na Rocinha, e o projeto Favela Orgânica, criado pela chef Regina Tchelly há 14 anos. A atividade promove o consumo consciente e a redução do desperdício de alimentos nas comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira e se tornou inspiração internacional.
O guia é produzido pelo Instituto Aupaba, uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção do turismo como ferramenta de transformação social e econômica.
Para Luciana de Lamare, presidente e cofundadora do Instituto Aupaba, mais do que apontar destinos, a publicação apresenta um caminho de turismo regenerativo, que reconhece, valoriza e fortalece a favela como espaço de vida, inovação e diversidade. Luciana destaca que o guia também funciona como instrumento de integração urbana e ferramenta de escuta para políticas públicas.
O guia está disponível gratuitamente no site do Instituto Aupaba, basta acessar: institutoaupaba.org.
*Com informações da Agência Brasil
1:40Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera