Sousa/PB -

Extras

2ª Cúpula de Alimentação Escolar reúne representantes de 110 países

Rádio Agência

18/09/2025 às 11:30

Tamanho da Fonte

Representantes de mais de 110 países, além de 140 membros de organismos regionais, agências internacionais e instituições parceiras estão reunidos na 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar. Eles vão compartilhar experiências e debater como ampliar a escala dos programas de alimentação nas escolas de todo o mundo. O encontro acontece em Fortaleza, Ceará, nesta quinta (18)  e sexta-feira (19), e servirá como plataforma para fomentar colaborações e mobilizar compromissos para os próximos dois anos.

Entre os objetivos, está o esforço em tratar a alimentação escolar como rede estratégica de proteção social e ressaltar a importância das parcerias entre governos, sociedade civil e organismos internacionais para ampliar o alcance da alimentação escolar, garantindo refeições saudáveis a 150 milhões de crianças em todo o mundo. 

Nesta quinta-feira (18) serão discutidos os avanços dos compromissos firmados na primeira edição da cúpula, ocorrida em Paris, na França, em outubro de 2023. O Governo Federal apresentará a experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar que garante diariamente mais de 50 milhões de refeições a quase 40 milhões de estudantes da educação básica. Também serão apresentados os resultados da lei brasileira que tornou obrigatório que 30% dos recursos para a aquisição de alimentação escolar sejam destinados a produtos da agricultura familiar, criando fonte estável de renda para mais de 40 mil agricultores familiares brasileiros.

Na sexta-feira (19), serão discutidas soluções de longo prazo de alimentação escolar vinculada a sistemas de produção e consumo sustentáveis. A ideia é que os programas debatidos estejam alinhados ao amplo debate sobre produção de alimentos e responsabilidade ambiental que será uma das pautas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que será realizada em Belém do Pará em novembro.

A primeira reunião global da Coalizão para a Alimentação Escolar, na França, reuniu representantes de 90 países e 101 organizações parceiras. Durante o encontro, o Brasil, juntamente com a França e a Finlândia, assumiram a copresidência da coalizão. A iniciativa marcou o compromisso internacional de garantir que todas as crianças tenham acesso a refeições nutritivas nas escolas até 2030.

2:56

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera