Sousa/PB -

Extras

Pelo menos oito macacos são agredidos em São Paulo

Rádio Agência

07/08/2022 às 18:02

Tamanho da fonte

Em meio ao crescimento de casos de varíola dos macacos, animais são agredidos no interior de São Paulo.

O zoológico de Rio Preto, no interior de São Paulo, acolheu quatro saguis com sinais de intoxicação e agressão na última semana. Segundo nota da prefeitura da cidade, nenhum deles sobreviveu às agressões.

Além dos saguis, outros quatro macacos-prego também foram encontrados com sinais de agressão. Eles estavam na Mata dos Macacos. Um morreu no local e outros três foram resgatados e seguem em observação. Um deles teve a perna quebrada e precisou ser operado.

Os ataques contra os animais acontece no momento em que crescem os números de casos da varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox.

A doença foi batizada assim porque o vírus foi descoberto em 1958 em macacos de um laboratório na Dinamarca.

Apesar do nome, o vírus não é transmitido aos seres humanos pelos macacos, mas sim por roedores. Só que, segundo o Ministério da Saúde, a transmissão está ocorrendo principalmente pelo contato entre seres humanos.

A varíola dos macacos não é considerada uma doença grave. A transmissão ocorre por contato próximo com as lesões causadas por bolhas que caracterizam a doença, além de fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.
Segundo o Ministério da Saúde, até o último dia 5 de agosto, foram confirmados 2.004 casos da doença em todo o país. Outros 1.962 casos suspeitos estão sendo investigados. O estado de São Paulo tem disparado o maior número de pessoas infectadas. São 1.501 casos confirmados e mais de 700 em investigação.

Geral Casos ocorrem em meio ao crescimento da varíola dos macacos São Paulo 07/08/2022 - 18:02 Roberto Piza/ Sumaia Villela Eliane Gonçalves - repórter da Rádio Nacional varíola dos macacos Violência contra animais Macacos agredidos domingo, 7 Agosto, 2022 - 18:02 111:00

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera