Entrevista

Entenda as novas regras eleitorais com Dr. Claudio Gadelha no ReporterPB no Rádio; Assista

A discussão foi com base nas mudanças implementadas pelas novas regras para as eleições municipais de 202



O Programa REPORTERPB no Rádio desta segunda-feira (07), conversou com o Jurista, Advogado, Dr. Cláudio Gadelha.


A discussão foi com base nas mudanças implementadas pelas novas regras para as eleições municipais de 2020.


A lei, que incide sobre regras de campanha e funcionamento dos partidos, promoveu alterações na Lei dos Partidos Políticos e na Lei Eleitoral, de modo que inúmeras mudanças processuais foram estabelecidas para a realização das eleições municipais de 2020.




Com estas reformas legais, o pleito eleitoral deste ano contará com mudanças como: as coligações proporcionais foram proibidas, o número de candidatos que cada partido poderá lançar foi ampliado, as comissões provisórias foram extinguidas, o tempo de domicílio eleitoral foi reduzido e um fundo especial de financiamento de campanha foi criado.

O que ficou estabelecido?

Com a implementação da lei 13.877/19, as coligações partidárias só estão autorizadas para as eleições majoritárias (isto é, para o cargo de prefeito). As coligações proporcionais para vereadores não serão permitidas. Assim, cada partido deve lançar sua própria chapa nas candidaturas de vereadores, e, portanto, contarão apenas com seus próprios votos.




Essa mudança tem como maior implicação o fato de que os partidos maiores terão um alcance eleitoral mais amplo, enquanto os partidos menores e pouco conhecidos terão dificuldades em obter vagas no Legislativo.


Assista ao Programa REPORERPB no Rádio com a presença do Advogado, Dr. Cláudio Gadelha, e tire as suas próprias conclusões sobre o assunto.

REPORTERPB no Rádio é apresentado pelo Radialista Pereira Jr de segunda a sexta pela Rádio 104 FM na Cidade de Sousa, com a participação de Dinha, e transmissão pela plataforma digital: www.reporterpb.com.br/tv  - www.facebook.com/reporterdaparaiba  - Instagram - @REPORTERPB

 Link aqui

Destaques