Entrevista

TVRPB: Mais 500 pessoas são atendidas mensalmente fora de domicilio em Sousa; Coordenadora do TFD explica no REPORTERPB no Rádio; Assista

Tratamento Fora de Domicilio (TFD), ligado a Secretária de Saúde do Município de Sousa foi tema de debate no Programa REPORTERPB

Tratamento Fora de Domicilio (TFD), ligado a Secretária de Saúde do Município de Sousa foi tema de debate no Programa REPORTERPB no Rádio desta quinta-feira (12).

A coordenadora, Ednaiane Campos explicou com detalhes como funciona o departamento que leva praticamente 100 pessoas por semana à João Pessoa para serem acompanhadas por especialistas de alta e média complexidade.



Os pacientes que são encaminhados do Município de Sousa, ficam na “Casa de Sousa” na Capital, aonde são levados à Clínicas e Hospitais especializados para o tratamento de suas enfermidades.

Ednaiane Campos explicou que na “Casa de Sousa” tem à disposição também vários profissionais: nutricionistas, Assistente Social, psicólogos, motoristas, carro para levarem e tratarem os pacientes que estão em atendimento médico especializados, tudo bancado pela Secretaria de Saúde, e Gabinete do Prefeito Fábio Tyrone.



Para que haja o encaminhamento do paciente com alguma patologia que precisa de tratamento avançado que não tenha aqui na Cidade de Sousa, ele passa por uma avaliação médica local, depois é direcionado ao TFD que faz a marcação pelo sistema (Central de Marcação em João Pessoa), que disponibiliza vagas, agenda a consulta, então o paciente é levado para a “Casa de Sousa” que já tem as pessoas encarregadas de levarem aos Hospitais e Clínicas especializadas.



O Serviço tem uma alta demanda no Município de Sousa. De acordo com a Coordenadora do TFD, Ednaiane Campos, nas viagens das quartas-feiras, um micro-ônibus com 32 vagas. Nos domingos, são 50 vagas. “A demanda mensal de transferência é em média de 500 pessoas”, resumiu.

Assista a entrevista completa aqui

Destaques