Você está aqui:
Você não é neutro nesta trama – Fábio Campos

Em Cristo Jesus, considere esta reflexão e arrazoe isto em seu coração

Por Fabio Campos

Texto base: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.” – Efésios 6:11


A cada dia multiplicam-se os escarnecedores do povo de Deus. Homens soberbos, cujo fazem do ventre o seu deus, desfilam por aí com o colar da arrogância, e com violência desdenham de homens e mulheres que aprenderam com o Seu Senhor a serem mansos e humildes de coração.

Mas por trás disso tudo, entretanto, encontra-se aquele que cegou o entendimento de todo este pessoal, o Diabo. Pois é, ele existe sim. Não é sábio dar a ele a autoria de todo mal que nos acomete; pior ainda, todavia, é ignorar os seus ardis, planos e tramas. Somos o “espetáculo do mundo” (1 Co 4.9), ou seja, estamos em um palco sendo observados pelo o Senhor, por anjos, por principados, por potestades, e por todos os exércitos espirituais da maldade nas regiões celestiais (Ef 6.10-12). Quem é você nesta trama?

Pois bem.

Sabe aquele primeiro pensamento que lhe vem pela manhã sem que houvesse tempo suficiente para formulá-lo? Qual é a sua origem? Você já se pegou aflito, angustiado, mal humorado ou deprimido sem que haja uma causa aparente para isso? É aqui que a batalha é travada. A Bíblia diz para usarmos o “escudo da fé”, pois somente assim conseguiremos deter as flechas de fogo do maligno. Algo que me ajuda muito nesta questão é direcionar a Cristo o primeiro pensamento do dia e louvá-lo pelo o Seu amor para conosco.

Essas “regiões” celestiais não se encontram em um lugar distante; você não precisa se utilizar de uma nave espacial, como disse Francis Schaeffer, e ir voando durante gerações, produzindo a segunda geração de vôo, para que alcance o mundo sobrenatural. Tudo está muito próximo; é o diabo que anda como um leão ao derredor esperando as “brechas” para devorar alguém; são os anjos do Senhor que acampam ao redor daquele que teme a Deus ou que se alegram quando um pecador se arrepende na terra.

Bem-vindo, você não é neutro nesta trama. Você está agradando algum dos dois lados ainda que não acredite. Ainda, Schaeffer, diz:

“Na realidade, esse ensino não repousa só nesse versículo. Por exemplo, Paulo o menciona a Timóteo, que no sentido restrito nem é um apóstolo: “Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos...” (1 Tm 5.21). Timóteo está sozinho? Existe um momento em que Timóteo não esteja sendo observado? A resposta é: não. Deus observa; mas, também, os anjos observam. E isso não acontece só com Timóteo, mas com todos nós. É claro que esse é o sentido do livro de Jó. Jó não entendia que ele estava sendo observado, mas estava. Mais do que isso, mesmo não o sabendo, Jó estava desempenhando um papel na batalha das regiões celestes, quando a série de desastres lhe sobreveio. Não estava só sendo observado, mas havia um relacionamento de causa e efeito do visível com o mundo invisível. (...) O mundo sobrenatural não está lá longe, e nossa parte não é sem importância, porque somos observados; e mais do que isso, há uma relação de causa e efeito com a batalha real nas regiões celestes, fundamentada em nossa vida cristã.” 1

O principal intuito de satanás é oprimir e envergonhar os servos piedosos do Senhor. Dia e noite dardos inflamados são lançados para desestabilizá-los emocionalmente e espiritualmente. Não há como negar que ele é um ser poderoso, pois consigo arrastou uma terça parte dos anjos de Deus.

Se ele conseguiu através do seu discurso sedutor arrastar um terço dos anjos, o que ele poderá fazer conosco? Pois nós também já fomos ludibriados por sua astúcia. O mundo jaz nele. O fato que comprova isso é que todos os dias, em todos os lugares, milhares de pessoas vende sua alma para conquistar o mundo juntamente com suas riquezas.

Os conselhos dos ímpios têm se aperfeiçoado no decorrer da história. Veja a mídia e como ela habilidosamente vende o engano. Chamam mal de bem e bem de mal. Exalta aquele que é articulado na maldade, mas humilha e despreza o homem que é perseverante na sua bondade. Coloca uma coroa na cabeça do Diabo, mas cospe no rosto de Cristo.

Nosso inimigo se transforma em anjo de luz, mas na verdade trata-se de um leão mau e faminto, que se encontra em nosso derredor, buscando alguma falha para fisgar mais uma presa.

Ele não deseja tirar de nós os nossos bens, saúde, emprego, cargos; a única coisa que ele deseja e empreende-se para que isto ocorra é roubar a nossa fé; pois é somente ela que nos faz vencedor neste mundo tenebroso. Tudo pode estar indo bem desde que sua fé vai mal. A perda das demais coisas – conforme citei -, vem quando o plano é bem-sucedido.

Posto isso, o que diremos? Se Deus é por nós, quem será contra nós? O Senhor é alto refrigério para o oprimido; refúgio nas horas de tribulação. Deus faz com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que O amam. Pois sofrer segundo a vontade de Deus, é encomendar, pela prática do bem, a alma ao fiel criador.

Com efeito, importa que o justo passe por diversas aflições, mas o Senhor o livra de todas. Todos aqueles que confiam em Deus são amparados por sua misericórdia; e todo aquele que O busca de todo o coração, encontra-O.

De momento o homem piedoso pode estar sendo zombado pelo Diabo, mas não está esquecido por Deus. A caminhada cristã só é difícil para quem a leva a sério, porém sua esperança jamais será frustrada.

Em tempo oportuno o Senhor virá em resgate dos que são Seus. Aquele que se encontra fraco sairá fortalecido. O soberbo que pensa estar no controle do seu amanhã, de súbito, terá medo quando a vida lhe mostrar a primeira careta da realidade.

Mas nós que esperemos no Senhor, mesmo em meio à açoites, teremos a nossa força renovada, pois o Senhor dos exércitos é quem luta a nossa batalha.

O guarda de Sião virá em nosso socorro, e zombará dos zombadores do povo de Deus; em breve o Senhor Jesus Cristo esmagará a cabeça de Satanás, o acusador dos irmãos, debaixo de nossos pés.

Certamente, Deus está conosco; Ele está com a linhagem do justo. Não estamos atuando sozinho nesta trama; pelo contrário, mais são os que estão conosco do que os que estão com eles; maior é o que está em nós do que o que está no mundo.

Meu coração ouviu tua voz dizer: “Venha e entre na minha presença”, e meu coração respondeu: “Senhor, eu irei!” — Sl 27.8 (NVT)

Aleluia!

Em Cristo Jesus, considere esta reflexão e arrazoe isto em seu coração.


Soli Deo Gloria!


Fabio Campos
[email protected]
“A folha branca é o meu púlpito principal.”


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste Portal.

Adotados por Deus/ Fábio Campos
Igreja é lugar de gente doente
A salvação na páscoa judaica