Como lidar com o desinteresse sexual?

Amo meu esposo, amo minha esposa, era sexo todos os dias

Amo meu esposo, amo minha esposa, era sexo todos os dias, mas com o passar de alguns anos, o meu desejo por sexo diminui. E não sei o que fazer, pois já comprei alguns produtos eróticos, tivemos uma, duas noites boas, mas novamente voltou a falta de apetite sexual.

Relatos como esse recebo sempre nas redes sociais, e me preocupo, pois a falta de desejo, a falta de apetite sexual não escolhe cor, idade, posição econômica. O que me espanta é que essa falta de apetite sexual vem atingido casais novos e com pouco tempo juntos, mas é até comum o parceiro (a) se sentir mal quando uma das partes procura com menos freqüência.

O problema de falta de apetite sexual pode ter causas hormonais, emocionais ou rotina do relacionamento. Rotina é um brochante. Se o problema for falta de hormônios, no caso do homem,pode ter dificuldade de manter a ereção. Na mulher a falta de hormônios pode provocar a falta de lubrificação na hora do sexo, já que não sente desejo, que automaticamente terá dificuldade de ficar excitada.

A falta de apetite sexual pode ter causas emocionais como estresse, conflitos familiares, sobrecarga no trabalho, baixoautoestima. A libido é uma forma de empolgação com a vida. Se o parceiro está desanimado, ele vai perdê-la. Além disso, esses problemas podem tirar o foco do sexo. A monotonia sexual é outra possível causa.
O que eu oriento?

Depois que a causa for identificada, a mulher deve se concentrar em ajudar o parceiro. Mas atenção: sem cobranças, para não piorar o quadro, e por fim, se todas as tentativas de ajuda falharem, o casal deve procurar o auxílio de um profissional.

Claudia Carvalho
Esp. Em Relacionamento e Sexualidade


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste Portal.

Eles não se beijam mais
Vamos para o chuveiro?
Mulher de verdade