Sousa/PB -
vieirópolis

Ex-vereador Agripininho, pai do prefeito de Vieirópolis, Célio da Usina recebe comenda por ocasião da Cavalgada da Liberdade da Comunidade Jesus Pérola Preciosa

O ex-vereador pelo município de Sousa, Agripino Aristóteles Fernandes mais conhecido como Agripininho foi homenageado sábado (21)

Da Redação Repórter PB

23/04/2018 às 19:49

Imagem agripinho

agripinho ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O ex-vereador pelo município de Sousa, Agripino Aristóteles Fernandes mais conhecido como Agripininho foi homenageado sábado (21) em sua terra natal Vieirópolis. Ele recebeu uma comenda concedida pelos organizadores da II Cavalgada da Liberdade promovida pela Comunidade Jesus Pérola Preciosa com sede na Comunidade do Pinhão-zona rural de Vieiróplis.

PERFIL DO EX-VEREADOR AGRIPININHO

Agripino Aristóteles Fernandes (Agripininho) nasceu no dia 08/08/1936 na Comunidade de Gadelha deste município. É filho do saudoso pecuarista João Aristóteles Chagas (João Chagas) e de D. Francisca Maria de Jesus (Dona Sinhá) “in memoriam”. É membro de uma prole de 17 irmãos. Agripino Aristóteles Fernandes (Agripininho) é sobrinho do saudoso vereador e carismático homem público Agripino Fernandes das Chagas (Seu Agripino), nome da Escola Municipal localizada na Rua Francisco Vieira da Costa no Centro de Vieirópolis.

Agripino Aristóteles Fernandes até os nove anos de idade ajudava o seu pai na propriedade na Comunidade de Gadelha onde o mesmo criava e vendia gado na região. Depois dos nove anos veio residir no então Distrito de Serra Branca. Aos onze anos de idade perdeu o seu pai. Com a morte do Sr. João Aristóteles Chagas (João Chagas) passou a administrar a fazenda na qual realizou várias vaquejadas. Agripininho é membro das tradicionais famílias Aristóteles e Fernandes.

Aos 19 anos de idade casou-se com a Sra. Salete Vieira Pinto de saudosa memória. Desta união conjugal nasceram três filhos o empresário e atual prefeito constitucional de Vieirópolis, Sr. José Célio Aristóteles (Célio da Usina), Luiz Carlos Aristóteles (Carrinho) e Maria de Fátima Aristóteles (Fátima de Agripininho). Tem 9 netos e 13 bisnetos. Durante oito anos ocupou o cargo de Delegado de Polícia no então Distrito de Serra Branca.

Nas eleições municipais de 1982 Agripino Aristóteles Fernandes(Agripininho) disputou o cargo de vereado pelo PDS na Coligação do prefeito eleito Nicodemos de Paiva Gadelha (Dr. Cozinho) e vice-prefeito Francisco de Assis Abrantes (Compadre Abrantes). Agripininho obteve uma expressiva votação cerca de 632 votos, ou seja, 2,65% dos votos válidos. Diga-se de passagem, a maior votação até agora na história política de um representante de Vieirópolisem se tratando de cargo de vereador. Ficou na suplência e assumiu o mandato na Casa Legislativa “Otacílio Gomes de Sá” na gestão do prefeito Cozinho Gadelha.

Na condição de vereador Agripininho demonstrou o amor pela sua querida Serra Branca e foi um parlamentar bastante atuante. Na Câmara Municipal de Sousa apresentou requerimentos de interesse público tanto para o Distrito de Cachoeira como energia, posto telefônico, posto de saúde e para a Escola Municipal Noel Alves de Oliveira quanto para o Distrito de Serra Branca como posto telefônico e para a Escola Municipal Agripino Fernandes das Chagas.
Pelo seu dinamismo, pela sua correção e pela sua competência AgripinoAristóteles das Chagas (Agripininho) recebeu o honroso convite do saudoso empresário, Luiz Oliveira para trabalhar na Algodoeira Oliveira na qual prestou relevantes serviços. A residência de Agripininho e de Dona Salete em Sousa transformou-se num ponto de apoio do povo do então Distrito de Serra Branca de que era acolhido de forma generosa pelo casal.

Agripino Aristóteles Fernandes (Agripininho) é exemplo de honradez, de abnegação, de dignidade, de dedicação à família, ao trabalho e de conduta ímpar. Tem uma larga folha de serviços prestados à comunidade vieiropolense quando atuou como seu representante na Câmara Municipal de Sousa.

Abdias Duque de Abrantes
Advogado e jornalista

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.