Sousa/PB -

Em Sousa, Secretaria de Saúde comemora Dia Internacional da Mulher com vários serviços destinado ao público feminino

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde

Da Redação Repórter PB

11/03/2018 às 10:25

Tamanho da fonte

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da parceria com a Clínica Cemoan e ONG Amigo do Peito, realizou nesta sexta-feira (9), diversas atividades destinadas às mulheres sousenses.

Foi uma manhã especial na Praça do Milagre Eucarístico, onde as mulheres assistiram palestra sobre Saúde da mulher, com ênfase nos cuidados e prevenções de câncer de mama. Ainda foi oferecido um coffee break. Cerca de 120 receberam atendimento, caso seja diagnosticado alguma patologia, a secretaria de Saúde irá viabilizar acompanhamento médico. A Delegada responsável pela Delegacia da Mulher, Patrícia Fernandes Forny, ministrou uma palestra que debateu a violência contra a mulher.

Conforme a Secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, foi feito o serviço de triagem em todas as unidades básicas de saúde para que as mulheres fossem atendidas pelas mastologistas. "Alguns encaminhamentos que surgirem já estamos prontos para atender com exames de Ultrassografia, Mamografia, entre outros", disse.

Amanda Silveira ainda explicou que de acordo com dados do Ministério da Saúde, a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade.

A delegada responsável pela Delegacia da Mulher, Patrícia Forny, disse que foi um momento relevante ao repassar informações às mulheres que participaram do evento. Ela destacou a iniciativa da gestão municipal, que além de prestar serviços de saúde, esclareceu as mulheres sobre seus direitos e deveres. “É ininterrupta a violência doméstica, e é infelizmente constante. Com repreensão de crime contra mulheres, a denúncia nos primeiros sinais de violência é o principal caminho para diminuir o número de vítimas. O agressor sabe das consequências do ato dele. Ele sabe bem que ele pode ser preso, que vai ter o nome no registro de antecedentes criminais e que terá dificuldade de arrumar um emprego. Eu sempre digo que a denúncia é o ponto inicial e primordial. Uma ameaça, agressão, violência sexual denunciada desde a primeira vez reprime um segundo crime", explicou.

A dona de casa, Maria de Fátima, que reside no bairro Sorrilândia II, disse que gostou do atendimento e parabenizou toda a equipe que realizou o atendimento. "É muito bom que esse tipo de ação aconteça, uma forma de cuidar das pessoas. A prefeitura está de parabéns, fui bem atendida e estou muito feliz por ter recebido atendimento com atenção de todos”, pontuou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.