Sousa/PB -

Grande operação de combate a gatos de energia em Sousa; Veja

O furto de energia é crime previsto no Código Penal, Art. 155, e o responsável pode ser condenado a até oito anos de cadeia

Da Redação Repórter PB

21/02/2018 às 15:51

Tamanho da fonte

Na manhã desta quarta-feira, 21, a Energisa iniciou uma grande ação de combate a furto e desvio de energia elétrica na cidade de Sousa, no Sertão do Estado. Na cidade, os famosos ‘gatos de energia’ são responsáveis por um desvio de energia que daria para abastecer três mil residências no período de 12 meses.

“A ação foi direcionada para a localidade após, o centro de inteligência no combate a perdas da Energisa diagnosticou que Sousa tem elevado índice de furto de energia”, contou Danillo Lelis, coordenador do Departamento de Combate a Perdas (DECP). Cerca de 30 equipes da Energisa estão envolvidas exclusivamente na ação, que tem o apoio da Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica (IPC).

O centro de inteligência no combate a perdas mapeou as áreas, direcionando a ação para os clientes com possível desvio ou furto de energia, sem distinção por classe de consumo como residencial, comercial ou industrial.

O furto de energia é crime previsto no Código Penal, Art. 155, e o responsável pode ser condenado a até oito anos de cadeia. Durante a fiscalização, a polícia é acionada e o infrator pode ser preso, sendo indiciado em inquérito criminal.

Importante ressaltar que o consumidor regular também é prejudicado com a prática dos ‘gatos’, pois parte do valor roubado é acrescido diretamente na tarifa mensal. Além do prejuízo financeiro, o consumidor pode ter a qualidade do fornecimento de energia prejudicada, já que a rede não foi dimensionada para suportar gambiarras podendo causar incêndios e choques elétricos. O cliente pode e deve denunciar, de forma anônima, pelos canais de atendimento (0800 083 0196, site e aplicativo Energisa On).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.